Um sinônimo da vida

Estava pensando nessas obras que são leiloadas, quadros, esculturas; quadros milionários, pinturas de pessoas que obviamente já morreram. Muitos desses pintores tinham, algum distúrbio mental, e décadas, até centenas de anos depois aqui estamos nós, pagando milhões por suas obras; ainda são lembrados, são artistas eternizados.

O que é arte?

Arte no meu entendimento é fascinar, seduzir, ludibriar, é a sugestão de formas que insinuem a beleza ou alucinação, é a materialização da perfeição sugerida pelo artista. É toda ação que expressa uma idéia, e não necessariamente bela ou aceitável.

Artista, o que é um artista?

É quem torna a arte possível, então seria correto chamar Leonardo da Vinci de artista? Sim, é justo!

Seria correto chamar Anthony Hopkins de artista? Também é justo. E Julian Moore? Sem dúvida... “Os Esquecidos” que o diga. Anita Malfatti ? É irrefutável.

Bush, Lula, Saddam, Madre Tereza, Eu, você, o padeiro, a prostituta da esquina, o padre, o mendigo, o anônimo...

Todos somos artistas, fazemos a vida possível, nossas atitudes afirmar algo, nos expressamos de maneiras diferentes, somos artistas o tempo todo. Mesmo que incompreendidos.

Arte seria o sinônimo de “viver”.