AOS PEIXES GRANDES

Do "SERMÃO DE SANTO ANTONIO "também chamado de o Sermão aos Peixes, pregado em São Luis do Maranhão em 1654 pelo Padre Antonio Vieira e dele citarei alguns trechos que, com certeza,se fizermos uma correlação com os dias de hoje,Chegaremos à conclusão de que teremos a impressão de tê-lo ouvido ainda no dia de ontem.Os noticiários do dia a dia nos levarão a isto.O atual momento em que vivemos nos levará a isto.Todos os acontecimentos políticos e sociais nos levarão a isto.O Sermão do Padre Antonio vieira parece ter sido realmente proferido ontem nos jornais da TV,do rádio ,então vejamos abaixo.

(......) A primeira coisa que me desedifica,peixes,de vós,é que vós comeis uns aos outros.Grande escândalo é este, más a circunstância o faz ainda maior. Não só vós comeis uns aos outros,senão que os grandes comem os pequenos.Se fora o contrário era menos mal.

(......) Os homens com suas más e perversas cobiças,vêm a ser como os peixes que se comem uns aos outros.Tão alheia coisa é,não só da razão,más da mesma natureza,que sendo todos criados do mesmo elemento,todos cidadãos da Pátria,todos finalmente irmãos,vivais de vos comer.

(......) Morreu algum deles,vereis logo tantos sobre o miserável a despedaçá-lo e comê-lo,os herdeiros...,os testamenteiros...,os legatários...,os* acredores..,os oficiais..,os médicos..,a viúva.

(.....) Vede um homem desses que andam perseguidos de pleitos ou acusações de crimes e olhai quantos o estão comendo.Come-o o meirinho,come-o o carcereiro,come-o o escrivão,come-o o solicitador,come-o o advogado,come-o o inquiridor,come-o o testamenteiro,come-o o a testemunha,come-o o julgador, e ainda não está sentenciado,e já está comido.São piores os homens que os corvos.

(.....) A maldade é comerem-se os homens uns aos outros,e os que cometem são os maiores que comem os menores.

(.....) São o pão quotidiano dos grandes e assim como o pão se come tudo,assim com tudo e em tudo,são comidos os miseráveis pequenos,não tendo,não fazendo o ofício em que os não carreguem,em que os não o multam,em que os não defraudam,em que os não comam,traguem e devoram.

(.....) Parece-vos bem isto,peixes....Os maiores só comem os pequenos : e os muitos grandes não só os comem um por um,senão os cardumes inteiros,e isto continuadamente sem diferença de tempo,não só de dia,senão também de noite,às claras e às escuras como também fazem os homens.

Pergunto. Olhando para a nossa política e políticos atuais, as negociações e negociatas,governantes e governados,existe alguma semelhança atual com os trechos do Sermão do Padre Antonio Vieira?A análise é sua, caro leitor.

*No original está escrito deste jeito

Jota Kameral
Enviado por Jota Kameral em 19/03/2010
Reeditado em 07/02/2015
Código do texto: T2147746
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.