Eu em evento cultural

Por ser membro da UBE/GO – União Brasileira de Escritores de Goiás - convidam-me para ir a eventos culturais, como lançamentos de livros, homenagens, inaugurações de espaços culturais como bibliotecas e museus, e confraternizações. Sinto-me honrado por ser um representante da classe literária. Não sou famoso, sou discreto, sou muito tímido. Preciso sair mais, e me enturmar com essa gente.

Nestes eventos conheci escritores interessantes, simples, inteligentes, como Brasigóis Felício, Gabriel Nascente, Ursulino Leão, Aidenor Aires, Bariane Ortêncio e José Mendonça Teles, consagrados da literatura goiana e com mais de trinta anos de estrada. São atenciosos, é bom ouvi-los. Mas a vaidade está por toda a parte, pois conheci também escritores envaidecidos.

Ontem (19-03-2010) como convidado fui a um almoço de confraternização promovido pelo senador Marconi Perillo, onde compareceram cerca de 500 pessoas, dentre escritores, poetas, artistas plásticos, humoristas, cantores, jornalistas e intelectuais em geral. Cheguei antes do meio dia e assinei o livro de convidados. O evento comandado pelo humorista Juquinha teve início com a apresentação de muitos cantores goianos, como Fernando Perillo, Juraíldes da Cruz, André e Andrade e Maíra.

Eu fui só. A secretária e escritora da UBE Ana Luiza Serra muito gentil me convidou para sentar em uma mesa com outros escritores. Ao me apresentar a Cristiano Deveras, ela disse que ele é recém membro da UBE e que é vencedor do concurso literário Bolsa Hugo de Carvalho Ramos de 2006, categoria contos. E ficamos a conversar. Conheci também o escritor e poeta Almáquio Bastos.

O anfitrião senador Marconi Perillo fez um breve discurso, disse que sempre gostou de literatura e artes plásticas e que nos seus dois mandatos de governador investiu em cultura e que agora como senador está com um projeto para revitalizar a cultura goiana, e que precisa do apoio de pessoas atinentes à cultura. Nós, goianos, estamos de parabéns por termos um político ligado à cultura; e temos que apoiá-lo, pois estamos precisando de apóio e patrocínios para a publicação de nossas obras.

Havia muitos conhecidos, e cumprimentei alguns. Havia gente da televisão, como apresentadores locais e repórteres. Tinha refrigerantes e cerveja à vontade. Tomei refrigerante e uns 03 copos de cerveja para abrir o apetite, e peguei uma fila para almoço que estava uma delícia, cardápio especial, e por último saciei uma taça de sorvete. Troquei livros e emails com alguns escritores. Jogadores de futebol trocam camisas enquanto escritores trocam livros. E antes da festa terminar lá pelas 15 hs, eu me despedi de alguns e me mandei.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 20/03/2010
Reeditado em 26/03/2010
Código do texto: T2148608
Classificação de conteúdo: seguro