SER PAI

Romeu Prisco

1) Ser pai, é provar para a futura mamãe, que o seu DNA vai gerar um rebento acima das expectativas. Veja os exemplos de Xuxa, Madonna e tantas outras. Em alguns casos, você também deve provar que o seu DNB (dinheiro no banco) vai garantir, para o resto da vida, além do futuro do rebento, igualmente o dela, mamãe, se ocorrer separação, ou se não vier a ocorrer união. Veja os exemplos das "ronaldinhas" e das "romarinhas".

2) Durante a gravidez, ser pai é agüentar, sem reclamar, as indisposições, os enjôos, as irritações e as depressões da futura mamãe. É elogiar constantemente o corpo da própria, dizendo que está mais esbelto que o da Gisele Bündchen. É levantar as três da matina, para comprar aquele prato especial, que só se encontra naquele restaurante da lua-de-mel, caso contrário, o rebento nascerá cheio de manchas.

3) Ser pai, é padecer junto da futura mamãe as dores das contrações e assistir ao parto, sem desmaiar. É cansar de dizer que o rebento chegou com a cara e bonito como a mãe. Aí,se ela deixar, é pendurar, na porta do quarto da maternidade, um "kit" do seu time preferido (aproveite, pois este é um dos poucos privilégios). É dar charuto para os amigos e colegas de serviço, mas, não sair com eles para a "happy hour".

4) Ser pai, é batalhar de manhã, à tarde e à noite, para prover a subsistência e o conforto da mamãe e do rebento, ouvindo, sem contestar, que nunca está em casa, na companhia da família. É levantar novamente às três da matina, para dar um jeito no rebento, sempre e quando ele não parar de chorar. É aprender a esquentar a mamadeira, a trocar as fraldas e a dar banho.

5) Ser pai, é fazer do rebento um orgulho, para que a mamãe possa dizer, às outras mamães, que o dela é o primeiro da classe, o melhor do futebol e o mais querido da turma. Sempre que for o caso, é ir dialogar com os professores, fazendo-os ver que nota abaixo de dez é incompatível com a inteligência do rebento.

6) Ser pai, é ensinar o rebento a se defender e a bater quando necessário, sem nunca apanhar. Porém, se isto acontecer, é ir tomar satisfação com o pai do rival, intimando-o a dar educação ao filho, a fim de que ele se comporte como um ser civilizado.

7) Ser pai, é se ocupar do rebento, em período integral, nos sábados, domingos e feriados, para que a mamãe goze o merecido descanso. É permitir e ser tolerante com o rebento, quando ele assistir televisão comendo salgadinhos, tomando sorvete e refrigerante, sem, porém, jamais dar estes péssimos exemplos, sob pena de sofrer severa advertência da mamãe e ser obrigado a limpar a sala.

8) Ser pai, é admoestar e punir o rebento, sempre que ele desobedecer e desrespeitar a mamãe, ou a vovó, mas, ser compreensivo em outras situações, porque, afinal, você também já foi criança e teve seus defeitos.

9) Ser pai, é assumir o papel de lobo mau e de bicho papão, responsabilizando-se por tudo de errado que o rebento fizer, ou que com ele acontecer, seja na infância, na puberdade e na maturidade. Agora, se na infância, na puberdade e na maturidade, o rebento for o protótipo de pessoa bem comportada e de bons costumes, ser pai é não esquecer de dizer que isso se deve à educação que a mamãe lhe deu.

10) Quando o rebento casar e se estabilizar, com o seu apoio moral e financeiro, proporcionando-lhe um neto, aí, então, começará a sua grande e verdadeira missão de pai: é ser pai com mel, permitindo que o rebento-neto faça tudo aquilo que o rebento-filho não fez, sob os olhares complacentes da carinhosa vovó.

11) Ser pai com mel é preencher seu tempo de aposentado, levando o rebento-neto, todos os dias, aos parques e jardins, para brincar, empinar pipa, comer pipoca e alimentar os pombinhos. É levá-lo e pegá-lo na escola. Nos fins de semana e nos feriados prolongados, é transformar-se em "baby-siter", enquanto o rebento-filho e a sua nora vão curtir o litoral, ou o campo.

12) Ser pai com mel, é também ouvir da boca do rebento-filho e da mamãe do rebento-neto, que você, com seus mimos, está estragando toda a sua educação. Por isso, as visitas passam a ser mais escassas e mais curtas. Enfim, diante desse pálido quadro, dá para notar que ser pai é muito mais do que ser, simplesmente, Papai Noel.

Agora, amigo, um segredinho para ficar guardado só entre nós. As mulheres que tiverem paciência de ler este texto até o fim, certamente vão dizer: se existir um homem assim, mande ele para mim, pois, com tais características, o único que conheci foi o meu pai.

-----------------------------------------------------------

Respeite os direitos autorais

visite:

www.lunaeamigos.com.br/prisco/prisco.htm

www.recantodasletras.com.br/autores/romeuprisco