Por que não?

Sou observadora das pessoas e da forma que atuam.

Não sei se pela minha profissão ou por que gosto realmente disso.

O fato é que tenho verificado como as pessoas tem baixa auto estima e como isso interfere nas suas relações humanas, seja com parceiros, filhos, pais, amigos.

A pessoa que não se ama deseja desesperadamente ser amada.

Quem sabe seja uma forma de receber o amor que não sente por si mesma?

Tenta agradar a todos, não consegue dizer não, e busca o reconhecimento infatigavelmente.

O foco é sempre o outro.

Naturalmente que é facilmente manipulada ou induzida a fazer aquilo que os outros querem.

Pode ainda ter um exagerado conceito de si própria, demonstrando uma elevada auto estima, orgulho, arrogância, mas na verdade são máscaras para compensar a falta de amor que sente por si mesma.

Ao longo dos anos, a insatisfação e a frustração podem causar danos irreversíveis, somatização e até doenças.

A pessoa que não se ama afeta a vida de outras pessoas do seu convívio, trazendo muito sofrimento.

Não existe saída a não ser o auto conhecimento e para isso é preciso ajuda profissional.

Muitas pessoas rejeitam isso.

Ouço quase sempre: psicólogo nenhum poderá resolver meus problemas!

Apenas eu poderei fazê-lo.

Claro!

Não mesmo!

Psicólogo não resolve problema de ninguém!

Ele é um profissional capacitado para mostrar caminhos, não para caminhar por você!

Não sou psi, mas fiz psicoterapia alguns anos, e acho honestamente que todos deveriam ter acesso ao tratamento gratuitamente inclusive.

O estado deveria proporcionar isso.

Lembro-me que minha terapeuta um dia me perguntou:

O que você gosta de fazer?

O que faz você feliz?

O que tem feito para se agradar?

Eu não tinha respostas.

Minha vida era “o outro”.

Depois de algumas sessões de terapia comecei a observar-me mais.

Priorizar-me.

Satisfazer-me.

Proporcionar-me pequenos prazeres.

Foi tão bom!

Aprendi a me amar.

.