PINHÕES DE SÃO JOSÉ

Alguém bate em meu portão.

Atendo...

Uma jóvem senhora segurando uma bicicleta pergunta-me:

_Quer comprar pinhão? É pinhão de São José,meu senhor.

Antes que lhe respondesse olhei para o engradado repleto de pinhões,preso à bagajeira da bicicleta.Em fração de segundos lembrei-me do recantista,amigo e poeta "Dante Marcucci".

Alguma coisa me dizia ser êle um profundo conhecedor dos pinhões de São José.Afinal,quem é do Sul sabe perfeitamente a delícia que representam as primeiras "caldeirãozadas" ou "sapecadas" dos frutos da região.Têm um sabor especial,abrem a temporada do frio sulino,de minuanos e seus derivados.São os portais de um tempo em que as pessoas parecem desfrutar de um toque maior de unidade,companheirismo,até porque o proprio clima concorre na promoção dos encontros,dos afetos e aconchegos.Depois a coisa vai ficando meio corriqueira e os pinhões saboreados com o ritual de março vão perdendo um pouco de sua graça.

Comprei os frutos das araucárias e amanhã irei degustá-los cozidos (em panela comum) pois pinhão cozido em panela de pressão perde o encantamento,o cheiro e um pouco do sabor.

Se possível fôsse,este saudosista aqui,usaria a velha trempe de Tia Lucinda e aquela sua panela de ferro com tres têtas,como ela dizia,e a faria ferver no terreiro de sua casa, muito bem guardado num lugarzinho da memória.Era por lá que aconteceram as melhores *lagarteadas* de minha vida.

Lembrarei aquêle seu jeitinho matreiro,a voz meio rouquinha a dizer:

_Vai um *bilézinho* aí,piazada?

E vinha!...Sempre acompanhado da canequinha de ágata (a minha era verde) de café com leite.O meu,sempre muito doce,como ela já sabia,e com a "capa de nata" nadando pelas bordas.

Vou procurar o *maçête* que Nhá Teixeira usava para amassar os *bilés* e erguerei com a minha xícara um brinde ao gauchão Dante e a todos os muitos amigos e amigas dos pampas gaúchos,a quem muito admiro e ,como eu,devem conhecer os simbolismos dos frutos da gralha azul e certamente haverão de concordar de que os primeiros,aquêles de São José,são inesquecíveis

(*) Alguns termos bem regionalistas:

*Lagarteada* _ Termo usado aqui no Sul para denominar o agrupamento de pessoas em dias de geada,sob o sol da manhã,jogando conversa fora,tomando chimarrão e comendo pinhões.

*Bilé* _ dois ou mais pinhões,socados em pilão ou a marteladas sobre as sêpas de madeira.

*Maçête"_martelão de madeira,usado para amassar os bilés.

joelgomesteixeira@hotmail.com