O MILAGRE DA FLOR...

O nome maracujá deriva do tupi-guarani “murukui”, pelo seu formato de cuia. O maracujá tem uma flor belíssima! Encantadora! De perfume doce, embriagador. Apesar de ser fruta da época, o seu preço é desanimador!Ainda bem que mamãe plantou-a na cerca de sua casa, e , todos os dias, bem de manhãzinha, vai ela, velhinha, apanhar os lindos maracujás, ainda orvalhados pelo sereno dos céus!. O suco é uma verdadeira delícia. Acalma. contém “passiflorina” , um sedativo natural.Faz o coração ficar manso..E os olhos pedirem para fechar. Também relaxa o corpo, e desperta o desejo..... Mas, não é disso que hoje eu quero falar. A fruta tem uma simbologia, uma mística, de sabor e perfume raros....de fazer qualquer ateu acreditar! Conta a lenda, que a sua estrutura representa a paixão. Não a humana, com suas malícias e delícias carnais! A divina! Que faz o espírito levitar, entrar em êxtase! Os filamentos da corola representam os açoites que flagelaram Cristo. A coroa circular , de um roxo-intenso, na base da corola, simboliza a coroa de espinhos.As cinco anteras, representam as cinco chagas de Cristo. Os três carpelos são os cravos com que Cristo foi pregado à cruz.As dez pétalas representam os apóstolos . O ovário, assemelha-se ao martelo ,a folha, com a aparência de lança, representa o pilar do suplício no Pretório.Diz a fantástica lenda ainda , que, na Crucifixão de Cristo, no Monte Calvário, Maria Madalena encharcou o chão com as suas lágrimas.Milagrosamente, ali brotou uma planta inteiramente revestida de flores,onde estavam gravados os emblemas da Paixão. Lendas que nos fazem apaixonar por esta fruta miraculosa, que reúne sabor , beleza e encantamento!

Benvinda Palma

Bemtevi
Enviado por Bemtevi em 25/03/2010
Reeditado em 29/03/2010
Código do texto: T2159179
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.