O SEGREDO DA JUVENTUDE

Por várias vezes disseram que eu não aparentava a idade que tenho e perguntaram-me qual seria o segredo da juventude. Eu respondo. Muitos podem dizer que o segredo estaria em uma vida saudável. Obviamente que ajuda. Entretanto, no meu caso o fator mais preponderante é um só: o ócio. Calma, eu explico. Popularmente sabe-se que as pessoas que trabalham demais, preocupam-se muito com obrigações, compromissos e responsabilidades envelhecem mais rapidamente. Isso de fato ocorre, basta observarmos quem ocuparam cargos importantes como ex-presidentes da república. Bom, mas tal problema afeta a todos que se dedicam inteiramente ao trabalho, fazendo da sua profissão a sua vida 24 horas por dia. A minha receita é simples. Em primeiro lugar devemos inverter a ordem de prioridades. Diariamente. Deixando de ir a compromissos agendados. É fácil, é só dizer que teve um problema pessoal importante pra resolver (o que é totalmente verdade, já que estamos falando de manter uma vida saudável via preguiça). Ou então pode-se alegar que tem uma reunião importante. Agora eu pergunto: ficar brincando com sua sobrinha ou seu cachorro não é importante? Óbvio que é. Outra estratégia: atazanar a vida dos colegas de trabalho com bobagens. Por exemplo: quando alguém vem com um papo sério sobre um problema a resolver faça uma piada com o assunto, invente uma pegadinha, sei lá, use sua criatividade pra encher o saco desse pessoal caxias. Se alguém quer se preocupar que se preocupe com você ao invés de se preocupar com trabalho. Aliás, gente, é bíblico isso, quem já leu Eclesiastes sabe: trabalho demais é vaidade, é correr atrás do vento e só leva a fadiga. A melhor coisa que se pode fazer é trabalhar sem pensar que está trabalhando. A propósito, tem muita gente por aí que tem essa vaidade de trabalho em excesso e vive dizendo que trabalha muito, tem muitos afazeres. Isso é uma tremenda bobagem. Gostoso mesmo é trabalhar e dizer que não está fazendo nada, que se está à toa. Outra coisa bacana é interromper esses trabalhadores crônicos a atrasar o serviço deles com assuntos aleatórios e quando pedirem pra ajudar com algo responda que sim, mas na hora "h", enrole. Enrolar é bom demais gente! E se alguém for reclamar contigo, faça o tradicional "fale com a minha mão" e vá bater papo com alguém mais divertido. Outra coisa importante: reserve dias para não fazer nada, absolutamente nada. Isso se faz jogando compromissos para o final do mês, enrolando, resolvendo por telefone ou e-mail. Esses dias de ócio podem ser os mais produtivos da sua vida, permitirão fazer bobagem, passeios, diversão, papo furado e muito mais! Como diz o ditado, não podemos levar a vida tão sério pois não vamos sair dela vivos mesmo. O segredo para a juventude é valorizar o que é desprezado por tantos, o ócio. E quando alguém dizer que tem algo urgente a fazer responda que urgente é não fazer nada de útil, como ler esse texto.

Sergio Fajardo
Enviado por Sergio Fajardo em 25/03/2010
Código do texto: T2159255
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.