O cálculo é simples: a subtração é solução...
A tinta que no chão demarca os limites do garrafão está coberta por quatro salas na enjambração!
Menos uma quadra na escola... Que evolução!
Espaço ocupado por placas de polietileno!
Mais de quatrocentas crianças da comunidade sem escola!
Não entendo a proporção: quatro salas só atendem uma parte dos pequenos e os outros pra onde vão?
A promessa do ex-prefeito não pode ser cumprida [?]
- O Centro Olímpico da Ponta da Fruta é Elefante Branco!
Diz a atual autoridade da Educação Municipal!

Essa professora indignada, a solitária tabela e a trave inválida observam: as crianças perdem a prática da Educação Física!
Nesse momento a escola não tem mais esse lugar de direito, brincadeira, jogo ou lazer na hora do recreio, os alunos não têm mais espaço para brincar e correr, pois ele foi tomado pela nova política educacional!!!

Mas a história apenas continua, há dois anos perdemos 1/4 da quadra para abrigar dois módulos de madeira: salas de aula (?) que com um ano já estavam se decompondo! Tudo hoje está podre e despencando!

A Educação Física é Disciplina! Na Lei de Diretrizes e Bases é reconhecida como Componente Curricular obrigatório para todos os níveis do ensino fundamental!

Mas parece que os políticos não executam as políticas públicas como deveriam, e as leis que as legitimam. Como, se são eles mesmos que as tecem! Fazem da Educação algo rasteiro e banal!

Essa realidade brutal, maquiada com carteiras ergonômicas em salas deterioradas, faz parecer que tudo isso é normal... Uma criança me disse - Chora não, tia... a gente perdeu a quadra mas ganhou carteiras novas, olha que bonitas!

Os módulos vão subindo e logo as novas crianças chegarão... mais crianças sem espaço pra brincar e se expressar...

Eu não consigo entender: porque fazer o provisório, o que se decompõe, onde é necessário e urgente o permanente?

E fazer-nos engolir sem direito a protestar... Porque aqui na terra de ninguém parece que voltamos ao tempo da ditadura: reclama que você será punido, banido... Ai, quanta indignação! Trinta anos de magistério, será amor, ou loucura?

Eu sonho com uma Escola que tenha seus espaços pensados e adequados para abrigar todas as crianças que estão na idade de estudar!

Eu sonho que TODAS AS ESCOLAS sejam bonitas e amplas, com espaços estudados e bem pensados, onde as crianças gostem muito de ficar! A aventura de aprender deve ser encantadora...

Eu sonho um sonho simples de ter pelo menos uma quadra, um espaço onde as crianças possam seu movimento expressar. Onde eu possa vê-los correr e se desenvolver alegremente!
E enquanto esse sonho espera... Inventamos juntos, porque nunca desistimos! Criamos outras maneiras de brincar entre vãos e corredores, entre quatro paredes!

Paredes de uma escola que agora parece o labirinto construído por Dédalos, a pedido do “Rei Minos de Creta” para aprisionar o "Minotauro", mas que na verdade aprisiona crianças...

Eis o resultado do descaso de políticos que se dizem interessados, mas só visam seus outros interesses, cercados de incompetentes e dedicados assessores sem qualificação, picaretas de plantão!

Ah, por falar nisso, aqui em na terra de Ninguém estamos involuindo: agora o cargo de Diretor e Coordenador Pedagógico - que tem um papel amplo e de muitas responsabilidades e era uma escolha do Diretor, que por sua vez era eleito pela comunidade, sendo gente da escola, conhecida, da comunidade amiga, e de conhecimento do cerne da escola, todos efetivos Educadores!

Cargo Coordenador que envolve confiança, aquela pessoa que cuida das compras, das entradas e saídas de pessoas, dinheiro...
Deram um "jeito" de alterar a lei municipal e tornar esse mais um cargo político: O Coordenador agora será escolha de um vereador!

Sobrevivo entre o desejo de cada vez mais me constituir uma professora que pesquisa e aprofunda a própria prática, que a reflete criticamente, de reagir localmente, mas que se sente impotente frente a esses tamanhos: descaso, loucura, incompetência... Vivemos momentos de demência?!

Vila Velha, 27/03/2010
Zeni Bannitz
Enviado por Zeni Bannitz em 27/03/2010
Reeditado em 28/03/2013
Código do texto: T2162219
Classificação de conteúdo: seguro