Mudança

O caminhão de mudança encostou e eu fui logo avisando:

- Os livros embalo eu!

Pouco me importa o que acontecerá com as roupas, as louças e os eletrodomésticos. Afinal, trata-se de um problema mecânico bastante simples: pegar de um lugar e levar para outro.

Quanto aos livros, a questão é diferente. Na minha primeira mudança fiquei durante uma semana encontrando os coitadinhos nos lugares mais inusitados: na máquina de lavar, no forno, no freezer. Até mesmo servindo de calço para uma perna de sofá capenga _ e olha que era um exemplar novinho, que eu mal começara a ler.

É indispensável examinar o caminhão cuidadosamente antes que parta.

- Tem certeza de que descarregou tudo?

- Sim, senhora. Aí dentro só tem papel velho e uma meia dúzia de livros que caíram dos caixotes.

- Livros? E vocês não os pegaram?

- Pra que? A senhora já tem tanto livro aí, que mais um menos um não vai fazer diferença.

E, estatelados no chão sujo, meu atlas de anatomia e minha coleção de arte, importada!

Não é muito ruim quando os carregadores enfiam alguns exemplares junto com os sabonetes _ ficam cheirosos por bastante tempo. Chato é quando eles os socam no mesmo caixote com cebolas, pó de café e outras especiarias - por semanas, ao escolher um livro, tenho a sensação de estar indo ao supermercado.

Em outra ocasião, eu embalava cuidadosamente meus cristais, quando dei - me conta de um silêncio incomum.

Onde estavam os carregadores? Procura daqui e dali, afinal encontrei - os sentados na sala, absorvidos na leitura.

Súbita paixão pela literatura? Nada disso. É que haviam descoberto uma Enciclopédia Sexual Ilustrada.

Desta feita eu resolvi fazer na biblioteca a mesma faxina que faço no resto da casa _ sumir com as velharias, cortando o que esteja fora de uso e fora de moda.

Comigo ficaram apenas os clássicos, as obras-primas, os meus preferidos inseparáveis amigos de todas as horas.

Por isso foi tão fácil acomodá-los, pois couberam todos em apenas vinte e cinco caixotes.

Sonia Rodrigues
Enviado por Sonia Rodrigues em 02/06/2005
Código do texto: T21628