A ARTE DE FALAR EM PÚBLICO

Segundo Simom Bolívar: “A arte de vencer se aprende nas derrotas”.

Se você não se comunica bem, procure corrigir essa falha, pois falar em público é uma necessidade para a maioria das profissões. Não importa se seja para vender um produto, apresentar um projeto, debater algo com seus colegas ou passar instruções aos seus funcionários. Contudo, ainda é uma tarefa que inspira receios e pode ser decisiva para o seu sucesso profissional ou pessoal.

Existem inúmeros livros, artigos e cursos que ensinam técnicas de oratória, porém ficam alguns questionamentos: se não tenho boa instrução como teria conhecimento de causa? até que ponto esses cursos nos ajudam, se são de curta duração? sempre evitei fazer perguntas em salas de aulas ou apresentação de trabalhos em grupo, em razão de não se comunicar bem, como conseguiria mudar isso de um dia para o outro?

Sabemos da importância da oratória e quanto o nervosismo nos atrapalha no momento de discursar, seja em uma escola, aniversário, apresentação de um trabalho, entrevista de emprego. Quem nunca deu branco ou ficou nervoso em uma determinada situação? Como enfrentá-las?

A dica que dou é ficar o mais natural possível e buscar vencer tais obstáculos. Vencê-los como: todas as vezes que tiver oportunidade de falar, fale; tenha iniciativa; prepare-se; leia bastante; pratique de frente ao espelho; faça curso de oratória, porque eles passam técnicas importantíssimas do que devemos evitar, controle de respiração, de como prender os ouvintes e exercícios para a voz.

Cabe destacar que não são apenas os brasileiros que tem medo de falar em público, segundo Instituto Fale Bem Ltda “41% dos americanos têm pavor de pensar em qualquer tipo de exposição, e ainda são considerados menos dramáticos que os australianos, que preferem a morte a terem que falar em público.”

Desse modo, encare seus medos e os supere ou ficará para traz!