O Deputado e o Photoshop - ou: "que perda de tempo, Excelência!"

O Deputado e o Photoshop - ou: "que perda de tempo, Excelência!"

Leiam a notícia abaixo*:

"Projeto de lei brasileiro propõe redução de uso de Photoshop na mídia

Está em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto de lei que obriga imagens tratadas com Photoshop a virem com a advertência "Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada".

O projeto será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Projeto de Lei 6853/10, do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA), dirige-se inicialmente apenas a imagens publicitárias, o que eliminaria, por exemplo, os "banhos de Photoshop" que revistas masculinas promovem nas fotos de suas modelos nuas.

Segundo ele, o objetivo da proposta é acabar com a "idealização" do corpo humano. Projetos semelhantes também já estão em discussão na França e na Inglaterra. Ambos propõem que os anúncios sejam mais realistas e as imagens sofram menos intervenções do Photoshop."

O que eu acho:

Aquela expressão nas embalagens "contém gluten", ou "contém conservantes" elimou o consumo de alimentos processados?

Ora, é claro que não.

A idealização do corpo humano existe desde que o primeiro homem pisou a terra.

O problema é o que estamos valorizando agora, em termos de modelo de beleza e, a consequência da reiteração dos modelos num mundo midiático. Nada mais...

O Photoshop é parte da revolução da informática e, já está incorporado à nossa cultura de imagética. Fotos de aniversário e casamento já são retocadas, a pedido. Já existe conhecimento e tolerância em relação à veiculação de fotos de artistas, modelos e pessoas comum, tratadas com o Photoshop.

E, todo mundo já fez lá, suas inocentes photoshopadas nas fotografias arquivadas ou escaneadas, mudando aqui, ajeitando ali, recortando lá...

E é preciso lembrar que o Phoshop não é usado apenas para disfarçar as imperfeições de gente vaidosa, tendo ampla aplicação, para fins de tratamento de imagens, para fins comerciais.

Me lembro que sempre estranhava as fotos rejuvenescidas dos políticos, nos santinhos. E foi aí que, pela primeira vez, ouvi falar em photoshop e edição de fotografia, feita sob encomenda pelos políticos goianos, no Zoon Photocenter, da Praça Cívica.

Evidentemente que o ilustre Deputado tem todo o direito de defender o projeto de Lei em questão. Mas, ele há de convir que há causas mais urgentes do que regulamentar a veiculação de fotografias retocadas.

Penso que ele poderia utilizar melhor o precioso tempo de que dispõe para defender o interesse de seus eleitores e da população.

Por exemplo, lutando por uma reforma política, combatendo a corrupção e a imoralidade no Congresso Nacional e, fiscalizando os gastos do poder executivo, que já estão entrando num nível esotérico, pois de acordo com os números divulgados pelo governo na realização de investimentos públicos, a execução teria chegado a 40% do patamar previsto (o que já é uma baita confissão de incompetência, depois de mais de sete anos de governo), que não confere com os números publicados no site do SIAFI/Ministério da Fazenda, onde o a porcentagem de execução efetiva não chega a 12% do previsto, quando são inclúidas as obras de infra-estrutura de saneamento urbano (isto é, oferta de água e esgoto à população).

Com um projeto desses, fico com a impressão de que ele está a procura dos holofotes da imprensa para si, ainda que dispense maquiagem e photoshop para tanto.

Os políticos, até algum tempo atrás, eram pródigos em usar expedientes para disfarçar a imoralidade de suas intenções ou interesses, usando das mais diversas artimanhas para disfarçá-las, inclusive com nomes curiosos. É o caso do "auxílio paletó", "auxílio moradia" e "auxílio transporte", tão conhecidos do Deputado.

Mas, concordo que, atualmente, tais expedientes foram dispensados. Os legisladores e administradores públicos esqueceram a compostura, dispensaram o photoshop moral e, agora, praticam as suas vilanias e torpezas desabridamente, às claras - e os mensalões da vida não me deixam mentir.

As imperfeições da aparência humana, são perfeitamente toleráveis. Todavia, na medida do possível, todo mundo deseja fazer as possíveis correções, nem que seja editando suas fotografias, para servir de cartão de apresentação no mundo midiático, Internet incluída.

As imperfeições e safadezas dos políticos em relação aos interesses da população e o patrimônio público são imperdoáveis , porque, via de regra, criminosas.

Entretanto, não vejo disposição entre os políticos, legisladores e administradores públicos, para a eliminação destas práticas que não se relacionam com meros defeitos de personalidade, e que se constituiem em prática ruinosa, revoltante, antiga e arraigada no país.

Muito leitores podem até argumentar que, não existe relação entre uma coisa e outra, e que o projeto de Lei em questão visa a regulamentação de um interesse relevante.

Não posso lhes tirar a razão. Mas, alego simplesmente que, pelo estado de coisas e o comportamento dos políticos no exercício de seus cargos e podereres, não posso perder essa oportunidade de criticar a quem merece, na oportunidade que se apresenta.

Para finalizar e lembrando uma pergunta de minha amiga H, que conhece bem o deputado em questão: "As fotografias dos políticos nos santinhos e outdoors vão vir com o aviso de edição, também?"

* O atalho para a notícia em questão:

http://tecnologia.br.msn.com/noticias/artigo.aspx?cp-documentid=23725938