DIA DA MENTIRA

Prof. Antônio de Oliveira

aoliveira@caed.inf.br

Mentira!... é o grito de Chico Buarque no Samba do Grande Amor.

“Neste mundo, as mulheres são falsas e os homens são mentirosos”,

(de uma personagem de Mia Couto em Venenos de Deus, remédios do Diabo).

– Por que mente o homem, mente, mente, mente, desesperadamente?

pergunta Carlos Drummond de Andrade, desesperadamente.

O Salmo 115 B responde, com perplexidade também:

“E eu disse, apavorado: todo homem é mentiroso (Omnis homo mendax).”

Voltaire ameniza a interpretação desse verso alegando que é próprio do espírito humano exagerar e que talvez seja nesse sentido que assim se expresse o salmista.

Mas o fato é que todo mundo mente. Político então, com raríssimas exceções, é um profissional da mentira. Os moralistas inventaram o eufemismo “restrição mental” para significar o ato secreto do espírito pelo qual as palavras ditas se restringem a um sentido que não o normal. Com certeza. Exemplos:

– Não estou para... – Se for cobrador, diga que não estou.

Como cobrança hoje em dia se faz por boleto bancário, a restrição mental continua valendo para várias outras situações, especialmente para o enfadonho telemarketing ou pedidos de doações cuja origem a gente desconhece. Como os golpes se multiplicam, melhor talvez seja mesmo dizer, nesses casos, que não estamos.

Pois não é que, às vezes, algumas mentiras nos ajudam a viver?...

“Porque é verdade. Mas não penses que te censuro”.

Assim sentencia o trecho de apresentação do livro Baudolino, de Umberto Eco, na quarta capa. E que vai além, explicitando:

“Se queres transformar-te num homem de letras, e quem sabe um dia escrever histórias, deves também mentir, e inventar histórias, pois senão a tua história ficaria monótona.

Mas terás que fazê-lo com moderação. O mundo condena os mentirosos que só sabem mentir, até mesmo sobre coisas mínimas, e premia os poetas que mentem apenas sobre coisas grandiosas.”

Pois até mentir com charme e glamour, criatividade e erudição, é diferente, sobretudo quando parte de autoridades e advogados, como, guardadas as proporções, de assaltantes do erário, de salteador de estradas, bandeirante matador de índios ou pirata dos mares que se fazia e se faz credor de geral admiração. Políticos sabidamente mentirosos se reelegem com facilidade. “Vulgus vult decipi”. O povo gosta de ser enganado. Me engana que eu gosto.

Então tá, né!... Mas, veja lá, hein, é primeiro de abril.

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 30/03/2010
Código do texto: T2168616
Classificação de conteúdo: seguro