JURI-FAMA-ARTE E 700$$ POR MÊS-SER MARGINAL É SONHO DE CONSUMO

FAMA, arte e 700 reais por mês – quem não quer ser marginal?

Eram quase dez horas da manhã, Os Jogadores de Futebol Social estavam alegres, brincalhões e zuarentos, a música Brega antiga estava pipocando típanos não alcoolizados, aí num intervalo deste concerto de malucos, a voz da TV ligada e pregada na parede, se fez ouvir era o caso da menina Jogada pela janela pelo Pai e pela madastra, era o julgamento, era a comoção Nacional, havia gritos, principio de linchamentos, choros a granel, gente sentida e revoltada, gente querendo aparecer, gente que sente prazer nos acontecimentos funestos, gente, gente, gente, Tudo isso resultado principalmente da grande cobertura da mídia ao caso. Vejamos:

Estava na notícia o assassinato cruel de uma garotinha linda, tipo modelo infantil, filha de um cara da Classe Média Alta que por sua vez, era filho de um advogado distinto e de certa fama, bem sucedido afinal. O Local da tragédia eram os Aps de Classe média, tudo era Classe Média Alta, com uma mistura da Classe Média -Média. Neste bolo o que menos interessava era a menina em si, e sim a fama em seus 15 minutos (que duraram 2 anos e se intensificaram em 2 Semanas). Do promotor do caso, a delegada, os peritos, a força policial, os investigadores, os Advogados, o Juiz, o público com sentimentos variados e não verdadeiros, excluo aqui os familiares, a mãe da garota, alguns amigos de verdade e o publico com sentimentos verdadeiros. Na realidade era um Reality Show bem promovido, que me desculpe quem se sentiu ofendido, até por isso.

Mas Sebastião pelo menos do alto de seus um metro e quarenta, negrinho desbocado e inteligente para não dizer culto, copo de caninha com limão à mão, inda mastigando seu torresmo, pediu ao Bigode para parar a música, Todos ali também estavam interessados naquele “BBB” da vida real. Sebastião cuspiu fora o torresmo, emborcou o restante do que estava no copo e gritou para a turma.

- Óia aí gente, se fosse uma pobre lá da Grota de Santa Helena, duvido-o-dó que a imprensa fizesse esse escarcéu todo.

Bastos virou para mim e fez um gesto de observação que o negrinho tava bebum, mas a maioria dos presentes apoiaram as palavras dele.

Manasés, sempre ele, lembrou do caso da mãe que pegou santo (entrar em transe espiritual satânico/macumba/xangô/sei-lá-mais-o-que), que incorporada, matou os dois filhos e só um se salvou porque correu na hora do rito de vingança. Sim manos Vingança ao maridão que se separou da praticante de cultos digamos, extravagantes. A Dita Senhora abandonada pelo motivo explicitado, não abandonou seu culto religioso, e como nestes cultos a vingança é doce, foi a ele que recorreu para vingar o marido fujão, matando seus filhos (e dela também oxente bichinho!!! Que importância tem isso para os invisíveis maus e os visíveis ignorantes e muito piores).

A Repercussão do fato parou nas fronteiras alagoanas.

Não houve comoção nacional, nem a brutalidade deu Ipobe, não havia a imprensa Nacional para fazer a fama dos Advogados, de Juízes, de Promotores, do Povão que gosta de ver o sangue correr só pelo gosto de comentar os eliminados deste BBB, dos repórteres, dos comentaristas, dos entrevistados doutores psicólogos e peritos policiais, enfim não dava grana dois menininhos pobres de uma favela Maceioense.

Manasés caladão suspirou e disse:

- Não mano, a punição foi exemplar se cumprida a pena a risca, mas sabemos que isto não acontece, vão ficar na cadeia no máximo 5 ou 6 anos se muito. Agora vamos a uma apostinha no gole na boca da garrafa?

- Hein eu falei, que aposta seria mano?

- A Mãe dos garotos vai apodrecer na cadeia, não porque não mereça, mas porque é pobre, vão esquecer dela, a pena recebida será executada e esquecida, como muitos presos que já cumpriram a pena e ainda estão na cadeia por falha dado ao entupimento judicial, mas se for aquele casal de “ricos” filhinhos de advogados da Classe Média, aí a coisa entorta. A Justiça está no Júri? Não manos. Este negócio de júri neste país é relativo e falho também, ainda em passado recente, um júri absorveu completamente marginais que mataram policiais, inclusive bombeiros, porque estes marginais pertenciam a facções criminosas que tem o braço maior e mais longo que o da falível justiça brasileira, e o Juri é de populares, sem cobertura e proteção nenhuma, saindo de lá, Eles e os seus estarão tão desprotegidos como todos os Brasileiros normais. E por normal entenda-se, os brasileiros que vivem atrás das grades e muros de suas residências, de seu comércio, e até de suas áreas de lazer, estudos, de viagem etc. O Júri AGIU neste caso com acerto mas mais pressionado pela comoção circulante, quero dizer não agiu corretamente cem por cento, mas olhando pelo prisma correto o júri que absorveu os bandidos TAMBEM AGIRAM CORRETAMENTE, feijão à boca O MEU PRIMEIRO.

Bem manos, meu verdinho sem travas de segurança, sem vidros Fumê, sem nenhum produto moderno de segurança, estava ali naquele calor, de vidros aberto, me esperando, e lá fui eu, olhando pelos retrovisores e à frente, vai que eu bato em outro carro e o cara já salta de arma em punho, é NÉ? Já pode, agora tudo se resolve eliminando o irmão, porque na certeza que pagará no máximo dois anos com direito a responder em liberdade, Sursis, presentes de Natal, dos dias das mães, e mais 700 reais de abono por filho de presidiário. Tem mano aí doido para virar marginal e se associar ao PCC.

E Se der sorte, numa investida de assalto pode virar drama policial com direito a entrevistas em rede Nacional, ou Seja bandido é arte e fama. Cidadãos comuns são os Otários que “Já perdeu” mano.

Antes de sair ainda Ouvi Manases dizer: Todo Estado que não tem autoridade, vira Casa de Mãe Joana.