As gírias

A gíria, também chamada calão em português europeu, é um fenômeno de linguagem especial usada por certos grupos sociais pertencentes a uma classe ou a uma profissão em que se usa uma palavra não convencional para designar outras palavras formais da língua com intuito de fazer segredo, humor ou distinguir o grupo dos demais criando uma linguagem própria (jargão). É empregada por jovens e adultos de diferentes classes sociais, e observa-se que seu uso cresce entre os meios de comunicação de massa. Trata-se de um fenômeno sociolingüístico cujo estudo pode ser feito sob duas perspectivas: gíria de grupo e gíria comum.

A gíria comum é quando a gíria de grupo se expande e todo mundo começa a falar a mesma gíria, tornando-a de aspecto social. De um todo, por exemplo:

“A vaca foi para o brejo”

Essa gíria significa que a pessoa ou a coisa está passando por alguma dificuldade de qualquer ordem, mas no interior essa gíria significa que a vaca foi para o brejo mesmo e quando alguém grita: A vaca foi pro brejo! Saia correndo atrás para ajudar senão a vaca morre.

Outro exemplo clássico:

“Afogar o ganso”

Que significa se relacionar sexualmente, mas nas cidades do interior, afogar o ganso já tem a conotação de afogar o ganso para fazer o almoço da comunidade, geralmente aos domingos depois da missa ou para participar de algum concurso na Feira da Marrecada.

Existem muitos tipos de gírias-comuns que todo mundo fala lá e também se fala por aqui, pena que tenham outra conotação, mas é incrível como as gírias que se fala aqui não se entendem lá, por exemplo:

“Dar uma tunda de laço”

No interior essa gíria é muito usada e significa: “Vô te canchá a pau”. E se você não entendeu o que significa canchá a pau é porque a gíria ainda é de grupo ou você ainda não levou uma “coça”.

“Incebando”

Aqui no interior, usa-se essa gíria para dizer que está ingrupindo o chefe no serviço, ou ficar patiando. Já, em cidades grandes, a palavra ensebar significa engordurar.

Agora a minha predileta: “PELHOR”

Essa gíria aqui no interior significa que é o contrário de melhor, mas em outros lugares eu não sei se ela é conhecida.

Também existem palavras por aqui que não se usam mais pelo resto do Brasil, como por exemplo:

RESBALÃO

Que todo mundo sabe o que é, porque já levou um.

Fonte de Pesquisa: http://www.dicionariodegirias.com.br/giria.do?giria=14

Michele CM
Enviado por Michele CM em 01/04/2010
Código do texto: T2171724
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.