A DIFICIL ARTE DE VIVER

Você já parou para pensar na dificuldade que é viver a sua própria vida? Não? Nem eu. Para falar a verdade, algumas vezes até que tentei, mas sempre surge entre meus pensamentos, um sobre alguma coisa para ser feita, que não pode esperar. E lá se vai a minha tentativa por água abaixo.

Hoje fiz mais uma tentativa, porém veio a vontade de escrever a difícil arte de viver e lá se foi a oportunidade junto aos meus pensamentos. Prometo-lhes que um dia eu vou conseguir.

Como é difícil! São milhares de informações fervilhando nossa mente, incontáveis pensamentos que vem e vão, infinidades de afazeres, responsabilidades profissionais, direitos e deveres sociais, - ah! Não esqueci: contas para pagar. Muitas. – Tempo para a família, ufa! A arte de viver é mesmo difícil. Mas um dia eu vou conseguir, vou parar e pensar só um pouquinho na vida.

Estou na varanda. - Ah! É o meu filho chamando; - eu não sei onde ele está. – é a minha esposa querendo saber para onde foi o outro filho. Eu só preciso de um tempo para pensar, para ficar comigo mesmo e poder marcar o passo a passo do meu caminhar.

Já dizia o poeta Cazuza: o tempo não para. Mas quem não para somos nós, poeta. Os andantes da vida.

Vejamos: dormimos tarde, noites mal dormidas, acordamos cedo, levantamos resmungando, entenda-se pensando alto nos afazeres. Seriam necessárias trinta horas para realizarmos nossas tarefas e não dez, doze ou quatorze horas diárias.

Hoje o trânsito estará melhor do que ontem, pensamos. Engano. O carro anda cinqüenta metros e para, mais cinqüenta e para. O motorista de trás larga a buzina, mais um, mais outro, um “buzinasso”. E lá vamos nós seguindo a procissão.

O ponteiro do relógio não para, as horas avançam e lá se vai mais uma oportunidade que tínhamos para realizar certas tarefas. A mente ferve. Por onde começar? Vou reeditar o planejamento do dia, pensamos nós.

Por tudo isso, às vezes me pergunto: - como é viver a vida de verdade? Será que nesse mundo louco, de pessoas... Deixa pra lá. Mas teimo em pensar: - será que alguém vive realmente a vida no sentido ávido da palavra viver?

Como eu gostaria de aprender a viver. Como eu gostaria de encontrar alguém que me ensinasse a fantástica arte de viver a vida.

Enquanto eu não aprendo, vou continuar tentando. Oh! A fila cresceu. Já não consigo enxergar o último. Será que toda essa gente vai matricular-se na Escola da Vida? Até que eu ia gostar se não fosse. Mas...

Rio, 01/04/2010

Feitosa dos Santos