Ensinamentos...


Lembro-me da semana Santa de minha infância. Morava no campo. No sertão. Onde a natureza me acordava sorrindo, os pássaros cantavam, que lindo! nas ávores que cercavam a humilde casa de madeira, preta, desbotada de tantas chuvas abençoadas, ou temporais! O chão era branco como o leite , lavados com sabão de abacate preparado por minha mão. Nada era permitido. Cantar era o que eu mais gostava. Meu pai tocava violão toda noite para eu dormir. Mamãe era uma cantora de primeira linha. Dessas difíceis de se encontrar hoje na mídia. Coisa rara. Talento nato. Adorava esta parceria. Eram parceiros invencíveis, na vida e na arte! Embalados por suas doces canções-- Branca, Saudades de Matão, Sta Terezinha, e tantas outras, adormecíamos em nossos colchões de palha de milho, travesseiros de painas, macios, confortáveis. Não havia dor de coluna. Não havia crises de asma. Tudo era naturalmente saudável. Ecologica e mocionalmente corretos!
Havia a reza do terço todo mês em nossa casa. Os colonos italianos adoravam estar conosco. Primeiro a devoção. Depois, a diversão. Mamãe arrastava a mesa. Cobria o Santo, o pai pegava seu pinho, e o pessoal dançava até a lua adormecer.... Nas madrugadas frias de junho, mamãe preparava um chocolate quente, no fogão à lenha. Ai, aquele aroma ! penetrava na alma. Aquecia os corações. O chocolate já não existe. Chamava-se xadrez. Era puro. Hoje eles acrescentam mil coisas e, de cacau mesmo, só a essência. Mas, na Sexta-feira Santa, não havia música. Não havia alegria. Não havia trabalho. Parávamos tudo! Nem assoviar --- às vezes dava uma vontade louca de sair assoviando a música que vinha à cabeça - mamãe não permitia. Escutava longe na mata, um pássaro que cantava assim: SA CI PE RE RÊ - mamãe dizia que era coisa do demônio. Então ficávamos bem quietinhos. --Nada de cantoria. Nada de varrer a casa. --Hoje vamos comer paçoca e banana.-- Nada de acender o fogão-- Só respeito e oração! E obedecíamos. Com profundo respeeeeeeeeito e amor a Jesus...

Benvinda Palma


 
Bemtevi
Enviado por Bemtevi em 02/04/2010
Reeditado em 25/03/2016
Código do texto: T2172644
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.