Um inimigo odioso

Eles são como uma grande esquadrilha de caças em miniatura sobrevoando as cidades...

São como os kamikazes japoneses da II grande guerra trazendo destruição e dizimando a população.

Aedes Aegypti, um nome difícil de pronunciar para esses pequenos mosquitos, que causam graves problemas para a humanidade.

Dengue, apelido carinhoso que demos a este mosquito que já foi muito querido por adultos e crianças na década de 80 quando este foi personagem da turma da Xuxa.

Mas quem ama um dia, corre o risco de odiar e foi isso que aconteceu conosco... duas décadas se passaram e passamos a ter um ódio mortal por estes mosquitos que de forma cruel atacam homens, mulheres, crianças e idosos.

Antes eles só nos abatiam por uns poucos dias, mas eles se fortaleceram e passaram a causar também febre hemorrágica nas pessoas aumentando o número de óbitos.

Precisamos unir forças contra esse exército quase que invisível que nos assola a cada dia que passa.

Não podemos apenas contar com o governo que pouco faz na questão de política preventiva de saúde... precisamos agir... precisamos declarar guerra ao mosquito e enfrenta-lo sem piedade, acabando com seus ninhos, acabando com todos os focos para que eles não se multipliquem ainda mais.

Não é por acaso que o nome Aedes vem do grego “odioso”, por isso vamos sim fazer com que nosso ódio por ele o destrua por completo e assim nos livrarmos de uma vez por todas dessa terrível praga.

Dica para combater a dengue:

Prevenção

A ação mais simples para se prevenir a dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.

A regra básica é não deixar a água, mesmo quando limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.

Como a proliferação do mosquito é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma idéia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.

Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

É bom lembrar que o ovo do mosquito pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.

Tratamento

O tratamento da dengue requer bastante repouso e a ingestão de muito líquido, como água, sucos naturais ou chá. No tratamento, também são usados medicamentos anti-térmicos que devem recomendados por um médico.

É importante destacar que a pessoa com dengue NÃO pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como AAS, Melhoral, Doril, Sonrisal, Alka-Seltzer, Engov, Cibalena, Doloxene e Buferin. Como eles têm um efeito anticoagulante, podem promover sangramentos.

O doente começa a sentir a melhorar cerca de quatro dias após o início dos sintomas, que podem permanecer por 10 dias.

É preciso ficar alerta para os quadros mais graves da doença. Se aparecerem sintomas, como dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, tonturas ao levantar, alterações na pressão arterial, fígado e baço dolorosos, vômitos hemorrágicos ou presença de sangue nas fezes, extremidades das mãos e dos pés frias e azuladas, pulso rápido e fino, diminuição súbita da temperatura do corpo, agitação, fraqueza e desconforto respiratório, o doente deve ser levado imediatamente ao médico.

Atenciosamente,

Aramis
Enviado por Aramis em 02/04/2010
Reeditado em 03/04/2010
Código do texto: T2172721