ÀFRICA

Tomás Machado Gonçalves Rêgo (5 anos)

Nós moramos na cidade de Belo Horizonte. Belo Horizonte é uma cidade muito grande. Existem outras cidades perto de Belo Horizonte, e longe também. Eu já viajei com meus pais (Daniel e Karina) pra cidade de Jundiaí (em São Paulo). Jundiaí fica muito longe de Belo Horizonte. Nós viajamos de carro. Fomos passar as férias na casa da tia Ana Cláudia e do tio Décio, que são os pais dos meus primos Isabela, Victor e Guilherme.

O mundo onde eu moro se chama planeta Terra. No planeta Terra existem muitas cidades que eu ainda não conheço. Tem cidades que ficam longe demais. Mais longe que São Paulo!

Tem um lugar chamado África, que está muiiiiiiiito longe de Belo Horizonte. Fica tão longe que se eu quiser chegar lá tenho que viajar de navio pra atravessar um “mar” enorme. Ou então tenho que ir de avião, que vai voar por cima desse “mar”.

Eu nunca fui até a África, mas conheço algumas coisas que existem lá. Os leões, as zebras, os rinocerontes e os hipopótamos. São animais que vivem na África, e eu já os vi na televisão e no cinema. Também já vi leões no zoológico de Belo Horizonte, e meu pai disse que este leão foi trazido da África (os leões não existiam em Belo Horizonte, eles foram trazidos da África).

Como tem animais muito legais na África, quis conhecer mais este lugar, ÁFRICA.

Meu pai me disse que na África tem pessoas muito diferentes de nós. Eles falam uma língua diferente da minha. Eu não consigo entender o que uma pessoa da África fala. Teria que aprender a língua dela. As pessoas que nascem na África se chamam africanos. Tem muitos africanos que vivem nas florestas, ou nos desertos, onde não têm cidades. E tem muitos africanos que moram em cidades.

Na África as pessoas os alimentos são um pouco diferentes dos que existem em Belo Horizonte. Alguns dos alimentos que só existiam na África foram trazidos para Belo Horizonte. O quiabo é um deles! Na África algumas pessoas comem macacos, e gostam muito. Aqui em Belo Horizonte nós não temos este COSTUME. Costume é uma coisa que a gente faz muitas vezes em nossa vida. Aqui em Belo Horizonte nós comemos pão de queijo, e na África o pão de queijo não é um COSTUME dos africanos.

Então aprendi que nós somos diferentes:

- tem animais que existem em Belo Horizonte, mas não existem na África (por exemplo, um passarinho chamado João de Barro, aquele que constrói uma casa feita de barro). E tem animais que existem apenas na África, não sendo encontrados em Belo Horizonte (um exemplo são as girafas);

- falamos uma língua diferente da língua dos africanos;

- a comida de minha cidade é diferente da comida dos africanos;

- as roupas também são diferentes;

Somos diferentes, mas também temos muitas coisas parecidas. Lá na África as crianças também vão pra escola. E os pais também trabalham. E as crianças africanas são cuidadas pelos seus pais.

Em Belo Horizonte tem pessoas que vieram da África e agora moram aqui. Eu não conheci um africano, ainda. Mas se um dia eu conhecer, acho que vai ser muito legal! ...

-o-o-o-o-o-

BHZ, 21/03/10 - (Primeira crônica do Tomás, com a ajuda do papai Daniel).

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 02/04/2010
Reeditado em 21/08/2012
Código do texto: T2172879
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.