As sanguessugas.

As sanguessugas são anelídeos da classe dos hirudíneos. Habitam os ambientes marinhos, terrestres ou de água doce. Têm o corpos achatados, divididos externamente em anéis, e são dotadas de ventosas para fixação. São hematófagas e vivem do sangue dos vertebrados. A spp. Hirudo medicinalis, da água doce, foi muito utilizada nos tratamentos médicos antigos; que consistiam em provocar sangrias nos pacientes. Ela atualmente está sendo utilizada na cirurgia de reimplantes de membros, pois os anticoagulantes que injetam na vítima, além da pressão negativa da sucção de suas ventosas, proporcionam um fluxo sangüíneo adequado e contínuo ao órgão operado. Sua saliva possui um poderoso anti-inflamatório que está sendo utilizado em todo o mundo para combater as dores da ósteo-artrite. São seres que estão fazendo a sua parte no equilíbrio ambiental e, num processo evolutivo de milhões de anos, não corromperam a sua maneira de agir. São previsíveis e francas. A empresa Leeches USA as vende a $7,00 a unidade e produz milhares delas por ano.
Fiz esse preâmbulo para pedir que não usem o nome das sanguessugas, que são vermes do bem, trabalhadeiras e honestas, para vulgarem uma súcia de tribunos, honrados até prova em contrário, neste recente escândalo das assistências veiculares  que não chegou a manchar a imagem do Congresso Nacional por absoluta falta de espaço limpo para tal intento. -Por favor, respeitem a dignidade do mundo animal!
Edmar Claudio
Enviado por Edmar Claudio em 15/08/2006
Reeditado em 15/08/2006
Código do texto: T217314
Classificação de conteúdo: seguro