A troca de bolos

Sexta-feira da Paixão amanhece com um sol luminoso e firme.

Inicia-se na pequena cidade de Ilha Grande a tradição da troca de bolos.

Não sei se essa tradição existe em outros lugares, mas aqui ela permanece sólida para a alegria da criançada e dos adultos que gostam de bolos.

Quinta-feira começa todo o preparativo. Por onde você caminhe o cheiro de bolo assando no forno se faz presente em todas as casas.

Os bolos são assados em fornos individuais ou em fornos coletivos, em fornos de fogão a gás ou em fornos de fogão a lenha.

Ilha Grande se transforma em uma enorme padaria tamanho cidade pequena.

A sexta-feira é o grande dia: Surgem nas portas pratos com diversos tipos de bolos. O prato chega cheio e volta cheio.

Você ganha pedaços de bolo de fubá, de farinha de puba, de laranja, de arroz, de cenoura com calda de chocolate e troca por pedaços de bolo de maracujá, de coco, de mandioca, de farinha de goma...

Na manhã de sexta-feira santa no seu café da manhã, você experimenta toda variedade possível de diversos sabores de bolos.

Achei bastante interessante essa tradição local.

De alguma forma é uma maneira de estabelecer trocas entre as famílias. Você dá e ao mesmo tempo recebe.

Se pudéssemos fazer isso com as nossas idéias e os nossos conhecimentos seria simplesmente perfeito.

Falar sobre o que pensamos e o que conhecemos.

Ouvir os pensamentos das outras pessoas e o que sabem a respeito de inúmeras coisas.

Experimentar o sabor de diferentes idéias e se alimentar de diversos tipos de conhecimentos.

Por enquanto essa minha idéia fica guardada no baú das possibilidades e eu me rendo a doce tradição da troca de bolos.

Troco os meus pedaços de bolos comprados no supermercado por pedaços de bolos caseiros feitos em fornos a gás e a lenha.

Infelizmente trabalho na quinta-feira e fico sem tempo de assar os bolos feitos por minhas próprias mãos.

Contudo isso não perturba ninguém. O importante é a troca. Na troca de bolos você troca o que quiser e o que puder.

E isso é uma grande e linda lição de vida para todos nós.