CRIANÇA DEPRESSIVA; MÃE CARINHOSA



Ao ler uma entrevista da polêmica artista e escritora Fernanda Young a uma certa revista, fiquei a refletir nas verdades ali expostas com uma admirável ousadia.

A entrevistada conta que sofria de depressão desde criança. Explica que a doença é um fato em sua vida, mas aprendeu a administrar bem.

O que mais me chamou à reflexão foi o fato de que, não obstante toda a dor que a depressão causou, nada impediu a manifestação de uma super mãe carinhosa e atenta. Fernanda Young teve gêmeas e adotou mais duas crianças.

As circunstâncias e os fatos declinados na entrevista corroboram a assertiva de mãe carinhosa e cuidadosa que a própria personagem ressalta com orgulho.

Conheço várias histórias de mães extremamente cuidadosas e carinhosas com suas crias ou qualquer criança que cruze seu caminho. 

Mulheres, que passaram como um filme em minha memória, tinham esse grave problema narrado por Fernanda. Depressão crônica desenvolvida desde a infância.

Fernanda, dá uma dica para tal fenômeno ao dizer que a felicidade emanada pelas crianças; o sorriso e o brilho nos olhos davam um prazer imenso à sua alma. Assim eu interpretei do que extraí nessa entrevista.

Claro que também conheço muitas mães que não sofreram desse terrível mal e são carinhosas e atentas com seus filhos.

Mas, a revelação de Fernanda deve servir de alerta aos dogmáticos preconceituosos. Tudo merece ser observado antes de se chegar a uma verdade absoluta.