PRESENÇA DE MÃE

José, um moço vaidoso, esbelto, cabelos pretos, olhos radiantes, gosta muito de perfumes. Gosta tanto que possui uma coleção, das mais diversas fragrâncias. É do tipo volúvel, nunca tem apenas uma namorada. Como é muito instável, não admite rotina. Trabalha bastante, apenas porque através de seu ganho consegue fazer quase tudo que deseja, sem exageros.

Chegando em casa, após um dia de muito trabalho, sua mãe o recebe transbordante de alegria:

–– Uma de suas namoradas esteve procurando por você e deixou um presente.

José olhou um pouco desconfiado. Quis saber o nome da moça, seu tipo físico, como estava vestida. Nada conseguia esclarecer a origem do presente.

–– Que é isso, meu filho? Nunca te vi tão hesitante antes de abrir um presente. Algo não está bem com você?

–– É apenas um sentimento estranho, não sei de onde vem, nem porque. Penso, repenso e não sei quem me deixou o pacote, nem mesmo o que significa. Não é meu aniversário... Estou tentando me lembrar e não reconheço a moça que a senhora me descreveu. Estou ansioso para abrir o presente, mas ao mesmo tempo preocupado; pode não ser meu.

–– Parece mais um perfume pra sua coleção. Chacoalhei várias vezes pra tentar descobrir do que se tratava. Sinto que tem um frasco aí dentro.

–– Vamos matar nossa curiosidade.

José abriu delicadamente o presente. Dentro do pacote surgiu uma lata e dentro dela um frasco bonito com um desenho em estilo bem moderno e atraente. Resolveu sentir a fragrância... Aí a surpresa: explodiu como champanhe! Em lugar de um agradável perfume, um odor malcheiroso impregnou o ambiente.

A mãe ficou apavorada. Como eliminar aquele cheiro fétido de sua casa? Foi logo tomando providências: abriu janelas, retirou os móveis e demais apetrechos para fora, fez aquela faxina há tempos necessária...

Após sentir o efeito do trabalho realizado pela mãe, com a casa bem mais atrativa, perfumada e aconchegante, José elogiou sua mãe, abraçou-a com carinho e concluiu:

–– Não importa de quem veio o tal pacote. O melhor de tudo foi ter sentido quanto bem sua presença nos faz. Mamãe, eu te amo!