OS HETEROS - E SEUS ESTILOS

Eu sou João Nogueira da Cruz, e hoje estou feliz porque consegui reunir em minha casa ,os meus amigos Heterônimos para colocar o papo em dia ,e fazer algumas brincadeiras. São eles:O Jota Kameral,escritor no Recanto das Letras.Deífico,colaborador do Blog Lirio Urbano.O Aristórbio e o Luxfé ,ambos colaboradores do Jota Kameral e do Deífico. A brincadeira foi tomada como base no texto, que foi matéria de uma aula de Literatura Brasileira,ministrada pela Mestra Lidia Bechara,quando eu fazia graduação na Universidade do Ibirapuera "Os Diferentes estilos "escrito por P.M.C parodiando o Escritor Raymond Quencau, que toma um livro inteiro para descrever de todos os modos possíveis um episódio corriqueiro, acontecido em um ônibus de Paris.A paródia de P.M.C foi baseada no Rio de Janeiro mas, para os Heterônimos, o caso foi transformado em um acontecimento de São Paulo a saber: Um corpo de um homem de quarenta anos presumíveis é encontrado de madrugada pelo porteiro do Gazetão, no número 900 da Avenida Paulista, nas escadarias do prédio, sem nenhum sinal de morte violenta. Cada escritor parodiou os estilos ao seu modo, enquanto tomei nota e agora estou publicando aqui no Recanto das Letras.É bastante engraçada cada narrativa dos convidados.Divirtam-se.

Estilo Interjetivo.

Jota Kameral - Um corpo!Encontrado em plena madrugada! Em plena Avenida Paulista! Um desconhecido! Pobre coitado! Quase quarenta anos! Morreu quando a Avenida acordava! Que pena!

Estilo colorido .

Deífico - No iniciar do dia com o céu enegrecido, nas escadarias acinzentadas do Gazetão, um porteiro de cor negra, encontra um corpo de um homem aparentemente branco,cabelos negros,olhos azuis,trajando calça amarela,casaco vermelho,sapato branco, gravata branca de bolinhas verdes.Para este o destino foi negro.

Estilo antimunicipalista.

Luxfé - Quando mais um dia de tortura e desmandos nesta cidade tão mal governada, em plena Avenida Paulista, cartão postal de São Paulo,se não bastasse o trânsito carregado,os trombadinhas,as manifestações de tudo que é tipo de trabalhadores atravancando os acessos aos Hospitais da cidade,etc.(já permitiram por debaixo do pano a ignominiosa elevação de gabarito na Avenida Paulista)encontrar um cadáver de um pobre desgraçado,habitante desta cidade sem segurança e sem perspectiva nenhuma. Até quando?

Estilo Reacionário .

Aristórbio -Os transeuntes da Avenida Paulista tiveram nesta manhã uma surpresa desagradável ao se deparem com um corpo,talvez, de um vagabundo egresso da noitada, nas escadarias do Gazetão, e foi logo escolher para morrer aqui em Plena Avenida Paulista, lugar nobre da cidade,como se não bastassem os problemas diários que enfrentamos. Como ficarão os olhos do mundo para a copa de 2014?

Estilo então.

Luxfé - Então em plena madrugada, um porteiro então, encontrou então um cadáver,tendo então quarenta anos,e então o povo passava e olhava então para ele e,então , resolvi te contar este acontecimento.

Estilo áulico.

Deífico - No almoço,alguém resolveu falar ao Presidente Lula,que pela manhã de hoje ,um corpo de um homem havia sido localizado nas escadarias do Gazetão. O Presidente exigiu que mandassem um correio eletrônico para a família enlutada.Como lhe informaram que a vítima era desconhecida, o Presidente, com as suas metáforas humorísticas completou : Este sai do PT para ingressar no PC. Más como Presidente! -Ele sai do Partido da terra para ingressar no Partido do céu .Sorriu.

Estilo Schmidtiano

Aristórbio - Coisa tétrica é encontrar um cadáver de um desconhecido em plena escadaria do Gazetão , no amanhecer de um dia frio e chuvoso em São Paulo. Vestia -se com alguma humildade mas seus olhos eram azuis,olhos para festa alegre colorida deste mundo.Vê-lo morto parecia uma tragédia grega.Só que ele não estava mais ali. Ingressara para sempre no reino desconhecido da morte, este caminho de ida e sem volta.

Estilo complexo de Édipo.

Jota Kameral - Onde estará por certo a mãezinha do pobre coitado encontrado morto aqui na Paulista?Ela que o carregou nove meses no ventre,que o amamentou e embalou nos seus braços , carinhosamente cantando cantigas de ninar para ele dormir?

Estilo Nelson Rodrigues.

Luxfé - Usava gravata de bolinhas verdes e bateu as botas!

Estilo sem jeito.

Deífico - Queria ter o dom da palavra como Novais e Flamarion, ou de um Rui Barbosa, ou as metáforas do Presidente Lula,para descrever o que eu vi esta manhã na Paulista no Gazetão.Más não sei escrever pois nem todas as pessoas de sentimentos como eu, são capazes de expressar esses sentimentos.Mesmo assim gostaria de deixar,inda que sem brilho literário,tudo aquilo que senti ao me deparar com aquela cena horrível.Talvez a palavra sentimento caiba aqui.Talvez não.Talvez seja uma tragédia.Não sei escrever, mas o leitor poderá perfeitamente compreender e imaginar o que foi este fato.Triste,muito triste.Ah se eu fosse o Novais,o Flamarion , o professor Robertao, o Presidente Lula para poder expressar-me melhor!

Estilo feminino.

Jota Kameral - Tava eu dando umas pedaladas pelas calçadas da avenida Paulista nesta manhã,pois ontem eu fui para uma balada com o Tiburcio, que vai para os Estados Unidos amanhã,e fui à tarde no meu cabeleireiro,depois fui ao shopping comprar um presente para a minha sobrinha que fará aniversário amanhã....Mas o que era mesmo que ia te contar? Ah menina, quando eu olhei para as escadarias do Gazetão eu vi um cadáver de um desconhecido.Fiquei tão nervosa bem!

Estilo Lúdico

Deífico - Tava tentando por baixo, brincar de skate por cima, fazendo manobras por baixo ,quando olhei por cima,vi um cadáver por baixo.A vítima por baixo não tinha ainda sido identificado por cima.Tinha aparentemente por cima quarenta anos por baixo.

Estilo Zeca Padodinho

Jota Kameral - Este passou a vida sendo levado por ela e ela o levou

para sempre deste mundo.

Estilo Adoniran Barbosa

Luxfé - Enquanto nóis pegava o trem das onze para Jaçanã, este pegava o trem desta manhã, para a eternidade.

Estilo concretista

Aristórbio - MAN MAN MAN MAN DEAD DEAD DEAD DEAD DEADMAN DEADMAN MANDEADMANDEAD DEADMAN MENDINGO DEADMINGO MEMEMEMXXXE AXÉ AXÉDEAD DEADAXÉ.

Estilo didático.

Deífico - Para podermos encarar a morte podemos nos utilizar de três prismas; A) Policial, o Estado como tutor da segurança da população.B)Humano,o homem como principal produto da sociedade.C)Teológico,o homem como criatura e Deus como o criador.Fenômeno;Polícia e homem;alma e Deus Epifenomeno. Muito simples como os senhores poderão ver.

Por Joao Nogueira da Cruz.

Jota Kameral
Enviado por Jota Kameral em 07/04/2010
Reeditado em 21/04/2016
Código do texto: T2183254
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.