SOBRE DEUS E SOBRE A INSPIRAÇÃO...

SOBRE DEUS E SOBRE A INSPIRAÇÃO...

Um dos mais admiráveis livros que li, "O Homem Que Calculava" de Malba Tahan.

Li e reli, li e reli..

Agora, lendo-o novamente, constatei, com curiosidade, que é recheado, também, de poesias, além do fascinio de seus cálculos.

E uma parte que me chamou muito a atenção, nessa nova leitura, foi:

"Adornavam as paredes caprichosos arabescos azuis entrelaçados com lindos versos de Antar(1) o poeta do deserto.Lia-se ao centro, entre colunas, em letras de ouro, em fundo azul, este dístico notável, colhido, certamente, na moalakat de Antar."

"Quando Allah quer bem a um dos seus servidores, abre para ele as portas da Inspiração."

"ANTAR: Poeta famoso.

Allah: Deus

Moalakat: Antes do Islamismo era costume entre os árabes, promoverem torneios de literatura, especialmente de Poesia.Muitos poetas participavam desses torneios de beleza e fantasia.Quando o poema de certo poeta era, de público, apontado como obra dígna de admiração, não só pela forma, como pelas imagens, esse poema era escrito em letras de ouro sobre ricas telas.As letras eram bordadas por hábeis calígrafos e as telas, com os versos, eram colocadas no templo de Caaba. Essas telas eram chamadas moalakat, isto é, expostas no alto. Vários poetas, do V e do VI séculos, foram consagrados por suas moalakats."