Eu, Alcatraz...

Dentro de uma prisão, atrás de uma cela. Paredes e grades são o limite ao qual se pode desfrutar uma mínima e ténue liberdade. Espaço pequeno, mas mesmo assim uma mínima liberdade.

Liberdade, para nós meros mortais o que poderia vir a ser?

Uma das melhores concepções que já tive a respeito desta palavra que me intriga tanto é a seguinte:

- Liberdade seria a condição de ter o domínio de si, não submetendo-se ao controle de outro indivíduo, tendo o total e absoluto comando sobre seus atos, ações e vontades.

Por muito tempo cheguei a pensar que pessoas livres seriam aquelas que vivem sós, afinal de contas por não terem a quem prestar contas ou satisfações elas possuem tudo que talvez fosse necessário para serem livres.

Mas a realidade mostra que nem sempre o que parece é, e que nunca ninguém está ou ficará só. Não se trata de ter alguém, outra pessoa, pois estamos sempre e de maneira infindável em nossa própria companhia, e sendo assim sempre estamos com a nossa temida e cruel consciência, que está lá sempre nos cobrando e nos questionado. Ela é pior do que a cela, afinal mesmo sem as grades e as paredes, é capaz de tornar pífio o espaço no qual somos conduzidos a ficar.

Como ser livre em um lugar onde nossas vontades muitas das vezes tem que dar lugar à razão? Ou pior, ao que esta tal razão nos impõe como sendo o mais correto a se fazer em ocasiões que tornam a nossa vontade uma escolha a ser descartada em prol de outros. Seria egoísmo fazer as coisas que gostaríamos sem pensar na parte coletiva?

Pensar em agir da maneira que se escolhe, ou que se acha que deve não pode ser classificado como egoísmo, afinal de contas onde fica o tal do bíblico livre arbítrio; se sempre nossa consciência vem nos obriga a sermos concisos com o coletivo?

Dentro de uma prisão, atrás de uma cela. Paredes e grades são o limite ao qual se pode desfrutar uma mínima e ténue liberdade. Espaço pequeno, mas mesmo assim uma mínima liberdade.

Dentro do si mesmo, atrás de tantos conflitos, a consciência vem e esmaga, sufoca, nos acorrenta e aprisiona de tal forma que a liberdade passa a ser apenas uma distante e remota utopia.