MAGRO SOFRE!

Lendo, esses dias, um conto do nosso recantista J.Estanislau, com o título "Um homem magro", me veio a idéia de escrever sobre a magreza. Porque, não fosse um homem o protagonista, eu me sentiria a própria heroína do conto, por sinal extraordinariamente escrito.

Ser magro tem suas vantagens. É claro que tem. A gente passa em qualquer espacinho, ocupa pouco lugar, acha roupa em qualquer loja. A gente caminha leve, passa folgado na roleta do ônibus. Sobra lugar na cama: se acompanhada, tem mais espaço para fazer mil piruetas de amor; se sozinha tu te esbaldas, te esparramas e rola sem cair da mesma.

Por outro lado, a magreza tem suas desvantagens. Em primeiro lugar só se vê propaganda de "emagreça com tal produto", produto diet, light, zero. "Ela era assim e com tal aparelho ficou assim". Para as gordinhas, tudo. Para as magronas, nada. Ainda tem o fato de acharem que te chamando de magra, estão te elogiando. "Aí, magrela!", "Como tu estás magra!", "E essa elegância, heim?". E a gente se sentindo a verdadeira Olívia Palito, daquelas que nem o espinafre do Popaye resolve. E tem mais: gordo sempre tem cara de feliz! Pele esticada, sem rugas, sorridente. Magro encolhe, vinca, parece roupa mal passada.

A vida é engraçada com relação aos estereótipos. É tudo ao contrário. Gordo quando está nervoso, come. Magro não consegue. Gordo com problema, se pudesse, se mudava prá dentro da geladeira. Magro só consegue engolir a saliva e veja lá!

Magro sofre. Aqui no Sul, naqueles dias de vento norte, se o vento for contra, haja bateria para empurrar o corpo prá frente. São dois passos prá frente e um prá trás, ou vice-versa. A briga é maior quando tu pretendes dobrar uma esquina e ele te empurra de volta. Dá a impressão que a gente vai sair voando, tipo aquelas sacolas de plástico, ao Deus dará. Se chove, a sombrinha quase te levanta e corre-se o risco de sair planando tipo asa delta. E lá vai tu, lutando contra os elementos e um engraçadinho grita: "Bota 10 k de chumbo em cada pé que resolve o problema!"

Gordo é famoso. Tem o Faustão, o Jô Soares. Está sempre na mira dos esteticistas, dos lipoaspiradores, de produtos de última geração, do Pitangui. Magra famosa só a Gisele Butchen.

Bem, fazer o que? Dar graças a Deus de não precisar comprar roupa toda hora. Eu, por exemplo, uso nº 38 desde os 18 anos. Mas não vão pensar que ainda estou com o mesmo jeans dos tempos da faculdade!

Sei que corro o risco de receber xingada dos gordinhos, porque a moda sempre beneficia as magrelas. Mas que é chato, é. Já estou até esmolando uns quilinhos. Alguém me dá 5 quilos?

Giustina
Enviado por Giustina em 12/04/2010
Reeditado em 14/02/2014
Código do texto: T2193015
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.