REFLEXÕES DE UM BODEQUEIRO

REFLEXÕES DE UM BODEQUEIRO

Eu cruzava e descruzava as pernas, esta meio tonto de ingerir fumaça e cereais fermentados, mas na realidade estava também em estado de ansiedade. As mesas já devidamente arrumadas cada com 4 cadeiras tudo no plástico vermelho, sob o toldo do Bar do bigode. Este de mangueira à mão, jorrava água sobre seu carro que estava com a tampa trazeira aberta saindo de seu equipamento moderno de som, uma cafona música romântica. Eu estava incomodado com a altura e a qualidade do som, mas estava por demais cansado para ir-me. Mas o que é que me consumia?

Uma das teses que se me apresenta era a de que meu filho passara quase a semana inteira sem aulas, a bem da verdade ESTE era o início das aulas deste período, o de 2010. Atrasado? Em abril? Claro a greve do Sindicato filiado a CUT (diga-se PT) deixou alongar o calendário escolar, tem escolas que estão piores e só vão terminar no meio deste ano. Consequentemente o aluno perde aí já meio ano de sua vida útil, em relação aos demais jovens de sua faixa etária que tendo pais mais abastados, estudam em estabelecimentos particulares. Mas e daí? Não se cumpre o ano letivo de 200 dias mesmo que queiram, a greve foi o peso maior, a irresponsabilidade dos que só tem visão para seus associados e tá nem aí para as crianças que são seu alvo, seu ganha pão, sua religião, sua causa OU DEVERIA SER, acrescento mais ainda seus associados e suas tendências e pendências políticas. Educação no Brasil está num círculo tendencioso de socialismo populista, egoísmo, e completo descomprometimento.

Mas já se inicia as aulas sem aulas? Isso isso isso, as aulas nem bem iniciaram e já falta professor nas salas de aulas, mas a falta é do professor, não falta professor nas matérias, o professor falta por descomprometimento mesmo, qualquer tosse, espirro, tombo, e já lá vem ele dez dias depois com um atestado médico (onde arruma esta facilidade no serviço público, atestado na iniciativa privada é um osso). Mas as escola tem mais, muito mais, isto NÃO TEEM. Na Portaria, entrada, falta vigilantes, porteiro, controlador, falta serviçais para limpeza e manutenção, falta merendeiras, falta bebedouro, falta carteiras escolares, falta quadro, falta ventiladores, falta auxiliares na secretaria das escolas, ah falta papel, falta Tonner da Copiadora que está quebrada, falta livros, sanitários quebrados, portas quebradas, não há monitores externos. Falta aula.....

Meninos que correm corredores em algazarra, procuram brigas porque não há esportes para evacuar tanto dinamismo juvenil. As Músicas, Novelas, programas como BBB, de auditório, etc. todos incitam a sexualidade precoce numa turma com sangue quente. Dançam a garrafinha ainda enquanto se “identificam” com pulseirinhas coloridas sua preferência de momento. Há apologia a homosexualidade e a bandidagem romântica dos traficantes “encarapitados” morros acima ou grotas, com AR-15 na mão cinematograficamente, excitam as mentes jovens nos corredores da escola.

Eles já chegam só, sem acompanhante, os pais agora sem a matriarca em casa o dia inteiro, ocupada trabalhando para ajudar o sustento, não levam mais os filhos até a porta, não conversam com a professora, com as assistentes, com os diretores, nem procuram saber como anda os filhos. A Consciência de culpa resvala para o financeiro da situação, e tentam comprar sua ausência dando ao menor dinheiro para um lanche mais saboroso que a merenda oficial cujo cardápio é elaborado por nutricionistas, e o resultado também não prevê e nem vê, e eles são assediados por traficantes ou vão a banca de guloseimas mais próxima sempre mui próxima de qualquer escola.

Síntese: As Crianças em idade escolar no Brasil estão devidamente abandonadas, pelos Pais, mestres, poder público, quem as têm em conta é a Mídia em geral, a publicitária, os Traficantes. São os filhotes desamparados ao bico dos caçadores e predadores. Massacrados em sua curta vida por uma lavagem cerebral de baixíssima categoria, infiltram cultura vulgar e perniciosa, Fazendo UM BRASIL BREGA, violento, inculto, dos de agora, já resultado de ontem, e os de amanhã, que será pior que hoje neste círculo de desestabilização da célula familiar. Estou olhando para a classe pobre periférica, mas a história dos brasileirinhos mesmo nas classes mais abastadas não difere muito no item de desamparo social.

Cai da reflexão quando gritos, risadas e algazarra geral tomou conta do bar do bigode, eu peguei o Negão que sentou-se a minha mesa, gritou “um copo para mim” e sem cerimônia emborcou minha garrafa de loura suada. Que está acontecendo a nossa sociedade, porque a violência e o desrespeito dos jovens, porque a tendência a auto destruição deles?

- Ora cara, pensei que você já tivesse notado isso há tempo.

Falta a mulher em casa, falta a sensibilidade feminina, falta e organização de tempo, falta a autoridade, falta o carinho detalhista, do dente escovado ao sapato limpo, da hora de ir para escola, ao que deve ou não comer, do como se deve tratar os mais velhos, às noções de convivência, o cimento da ética e da moral que só uma mãe sabe produzir.

Quando por qualquer motivo social, político, financeiro etc. a mulher foi para o campo de batalha, ela deixou este vácuo, e mesmo se desdobrando como faz a maioria MAS NÃO TODAS, não conseguem ser a maezona da estrutura social das décadas anteriores a de 70. Estando a família desestruturada, quem você acha que vai pagar primeiro? .... ah ah ah ah ah cara os filhotes que ainda nem aprenderam a voar, mas que vai ter de aprender com professores, governantes, que tão nem aí. Chega aí um prato saboroso para a criminalidade, e o alistamento pelos gaviões e predadores. Eh eh eh eh tem uma tartaruquinha aí Bigode? Vamos pegar um ovinho no ninho de um passarabrasil aí gente.

Bem nem uma dúzia de caixas de cerveja resolveria minha indignação, meu filhote estava mesmo em perigo, já era um brasileiro de quinta categoria por estar um ano atrás dos que farão frente no futuro em cursos e concursos e até nos vestibulares, meu filhote já estava em desvantagem. Pior ele já sabia disto e não tinha nenhum entusiasmo. Via os exemplos. Eu me penitencio... DESCULPE MEU FILHO PELA MINHA GERAÇÃO.