A desenfreada corrida para o ouro.

Embora pareça o contrário, o título desta pequena crônica não se refere a qualquer história sobre garimpos, tampouco a jogos olímpicos, onde o vencedor recebe a medalha de ouro.

Na verdade, estou procurando retratar o reinício da propaganda política no Brasil onde, como em todos os outros países, surgem cidadãos ávidos pelo poder e gananciosos por dinheiro.

Esses inescrupulosos interesseiros, alguns já velhos conhecidos da população, em razão de comportamentos anteriores não reputáveis, formulam promessas mirabolantes e, sem o menor pudor, tentam comprar o voto.

É comum a presença de candidatos a deputados, em todos os municípios, na expectativa de fecharem acordos que lhes garantam um número compensador de votos. O perigo está realmente na hipótese de que o interessado possa fazer parte do grupo dos desonestos.

Por essa razão, estou tentando sensibilizar a população a ficar atenta, procurando inteirar-se de fatos que efetivamente demonstrem tratar-se de pernicioso visitante. A providência para banir o indesejável deverá ser dada no dia 1° de outubro vindouro, com civismo, cidadania e conhecimento de causa.

Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)
Enviado por Demarcy de Freitas Lobato (Em memória) em 18/08/2006
Reeditado em 28/08/2006
Código do texto: T219765