A Partilha do Pré-Sal

Com a descoberta de um extraordinário volume de petróleo nas profundezas do oceano, que está sendo chamado de Pré-Sal, o Brasil terá um crescimento econômico de grande monta. Por sermos uma federação, os Estados já começam a barganha por essa riqueza, cada um querendo fatiar o bolo. A polêmica agora é sobre o tamanho da fatia a que cada um tem direito. O bolo ainda nem saiu do forno e eis que os debates se acirram, provocando questionamentos jurídicos quanto ao seu fatiamento, no que diz respeito à igualdade, proporcionalidade ou nenhuma fatia. Por ser um ano de eleições, em que cada político quer mostrar o seu poder de barganha, já há até sugestões para que a votação da proposta existente no Congresso Nacional seja adiada.

Alguém já disse que “a única coisa que o homem não faz questão de perder é a pobreza”. Quando o assunto é riqueza a luta é ferrenha para não perder nenhuma parte dela. Vimos o exemplo de um governador que chegou a chorar publicamente, diante da ameaça de perder partes dos royalties a que seu estado tem ou teria direito. E essa polêmica começa a partir da proposta de um deputado federal que, se aprovada, afeta o governador chorão. Como se vê, qualquer que seja a decisão, ao agradar um desagrada outro. Ninguém quer ficar fora do banquete. Todos querem comer do bolo, mesmo que seja em fatias desiguais. A briga agora é pelo tamanho da fatia, que provoca uma proporção inversa: à medida que aumenta o tamanho para uns, diminui para outros, pois o bolo é o mesmo. Nessa luta, esperamos que não vença aquele que tem maior força, mais o que tem razão.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 15/04/2010
Código do texto: T2198170
Classificação de conteúdo: seguro