Guaiba

Reparei que o sol nascia do lado direito de minha janela e morria do lado esquerdo, andando meio de banda, sem se mostrar a pino num sol de meio-dia, como estou acostumado a ver no Rio. A sombra morrendo nos pés, escondendo-se debaixo da sola dos sapatos. Achei estranho, e passei a observar nos dias subseqüentes. Tomava um pouco de sol na janela e o sol andando de banda, todavia, não deixando de ser quente como eu gosto; de minha janela, além de observar o sol eu via o Guaíba. Do tupi Gwa, "seio" + í, "água", + ba, em lugar de be, "em", segundo consta no Aurélio, onde fui consultar. Não achava bonito aquele pedaço de Porto Alegre, POA para os íntimos. Eu virado para o Guaíba de águas esquisitas, escuras, estanques e cheias de velhas carcaças de navios. Desci pela rua Alberto Bins, continuei pela rua dos Andradas e pela rua Riachuelo, cortei a cidade até à Avenida Mauá perto do gasômetro, apreciando as casas e o jeito do povo. A única coisa que me chamou a atenção, foi uma escada em caracol, num velho sobrado quase em ruínas. A escada estava lá, imponente como uma grande dama. A paisagem lá de baixo era desoladora, não me fazendo lembrar em nada o ambiente que eu imaginara no livro de Julio Ribeiro - A Carne, que povoava o sonho erótico dos adolescentes do meu tempo. A Carne; nem sei se o sobrenome do autor era mesmo Ribeiro ou Diniz, ou mesmo, Dantas, mas o livro encantava, e tanto era verdade, que não seria capaz de relê-lo hoje com meu espírito crítico; poderia desencantá-lo. Voltei lentamente para o centro da cidade, que regurgitava de gente parecendo um grande mercado. Eu gostava daquela expressão do livro: “Meus olhos se entristeciam vendo-a partir, levada pelo paquete que deslizava nas águas límpidas do Guaíba, para desaparecer ao longe, no ponto em que o sol mergulhava no rio esplendoroso...” Mas, não explicava porque o sol andava de banda, sem ficar a pino. Se eu quiser procurar a explicação dentro da Astronomia, perde a graça; é melhor fazer de conta que se trata de um milagre; lá pra baixo, lá para o sul do Pais, o céu não tem tanto equilíbrio; dá pra entender mais fácil... POA, se me permitem a expressão, é uma cidade que não me causou nenhum impacto; nenhum mesmo! Não gostei nem da carne do churrasco. Isto é difícil de acontecer comigo, que sou permanente observador de lugares e coisas. Felizmente aquela escada me salvou! Achei-a encantadora; seria capaz de comprar, não a casa, mas a escada. Como uma jóia rara no colo encarquilhado de uma anciã.