Tragédia em igreja

A sede da igreja Internacional Renascer em Cristo funcionava em um prédio que já fora uma sala de cinema, na avenida Lins Vasconcelos, no Cambuci, zona sul de São Paulo, comportava cerca de 3 mil pessoas. Nesta mesma igreja há dois anos houve o casamento do jogador de futebol Kaká, com uma festa apoteótica em que só convidados especiais podiam entrar. O ator Norton Nascimento que ficara conhecido no país após um transplante de coração era membro desta igreja até o seu falecimento.

Esta igreja foi fundada há 20 anos por Estevan e Sônia Hernandes, que estão em prisão domiciliar nos Estados Unidos da América por tentarem entrar no país com 56 mil dólares não declarados na alfândega e, ainda são acusados de outros crimes. Dentre os bens desta igreja, constam 1.200 templos espalhados por vários países como Estados Unidos, México e Argentina; várias estações de rádios e uma emissora de televisão.

Na sede da igreja Renascer aos domingos eram realizados vários cultos. Foi numa noite de domingo, 18 de janeiro de 2009, aproximavam das 19 hs, intervalo de um culto para o outro, havia cerca de 400 pessoas, quando de repente um estrondo, o teto começou a desmoronar, muita poeira e uma escuridão, pessoas corriam tropeçando umas nas outras, e vários gritos de socorro. Vizinhos e transeuntes correram para o local tumultuando ainda mais o ambiente. E o trânsito da avenida ficou interditado.

Passados alguns instantes começaram a chegar os bombeiros e as ambulâncias com paramédicos. O que era para ser um culto religioso se transformara num cenário de guerra, parecia que um míssil havia caído, com muitas pessoas ensanguentadas e chorando. As ambulâncias levaram 106 feridos, alguns em estado grave, para os hospitais das imediações. O trabalho dos bombeiros se estendeu até o dia seguinte, quando foram resgatados em meio aos escombros 09 corpos.

Peritos da Polícia Científica e Técnicos do Departamento de Controle do Uso de Imóveis e da Defesa Civil estiveram no local e constataram várias irregularidades, como infiltrações nas paredes, excessos de pesos no teto desabado causados por ar condicionado e aparelhos de som, e telhas remendadas.

A Promotoria da Habitação e Urbanismo de São Paulo anunciou que vai abrir inquérito civil, para analisar documentos da igreja como o alvará e o laudo do engenheiro que atestou a segurança da obra após a sua interdição em 1998, reforma irregular recente, e por que não houve uma fiscalização necessária. A Polícia Civil também anunciou que vai abrir inquérito policial para apurar crimes, como homicídios culposos, lesões corporais, periclitação da vida e desabamento. E o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) deve apurar a responsabilidade técnica pelo acidente.

Esse acidente trágico que comoveu o país, por causar várias mortes e muitos feridos não foi uma fatalidade, e sim uma tragédia anunciada. Pois frequentadores da igreja disseram que viam infiltrações e pedaços de gesso caindo do teto constantemente. Houve falhas de dirigentes da igreja que não levaram a cabo tais reclamações e que não inspecionavam as instalações. Também houve falhas das autoridades, fiscais e engenheiros, como negligência, imprudência e imperícia.

Sabe-se que muitas outras igrejas evangélicas passam por problemas semelhantes, isto é, funcionam em locais inadequados que não oferecem segurança aos seus usuários. Pois os seus dirigentes têm como prioridade a expansão de templos e aumento de seus seguidores.

O Poder Público e o CREA precisam fiscalizar e atuar com sanções as igrejas instaladas precariamente, para que uma nova tragédia seja evitada.

Os fundadores da igreja Renascer disseram que há um propósito de Deus para tanto sofrimento; enquanto dirigentes diziam que foi uma fatalidade o ocorrido. Mas nada acontece por acaso; para todo acontecimento há uma razão e uma explicação. Há um equilíbrio entre o bem e o mal. Com o bem se constrói e com mal se destrói. Devemos nos proteger do mal com bons pensamentos e boas ações.

(publicada no blog: http://alonso.pimentel.zip.net, em 23-01-2009)

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 16/04/2010
Código do texto: T2200138
Classificação de conteúdo: seguro