BURACO NEGRO NO SERVIÇO PÚBLICO

“Um novo buraco negro na camada de ozônio está sempre em formação no norte do Chile e também sobre a Argentina!” Mas nenhum buraco é tão negro, quanto os rombos do INPS, onde milhões de aposentados são lesados diariamente. Na verdade, o nosso país vive constantemente atormentado, com relação a estes buracos: Na Economia como um todo, resvala o vírus da má aplicação, desvio, sonegação. Nas grandes cidades, o que é de obrigação- a emissão de uma Nota Fiscal- transforma-se em dadas ocasiões, em objeto de discussão. Nas cidades do interior, em várias localidades, nem se sabe o que é isto e a fiscalização é praticamente nula; assim, o que deveria ser repassado ao Tesouro, perde-se nos canais da sonegação; sem contar o gasto desordenado das verbas públicas, o rumo sobrenatural que elas tomam, ou ainda, dívidas impagáveis dos Estados para com a União ou até da União para com os Estados. Verdadeiramente a Imprensa está constantemente veiculando enormes números- importâncias que vão além das espectativas, todas configurando valores exorbitantes. Obviamente este desconforto recai sobre quem? Sobre a população que não usufrui do que paga.

Há quem grite contra a privatização de bens públicos, mas somente quem precisa de qualquer um destes serviços:Departamentos, Empresas, Bancos, etc.,pode sentir a ociosidade imperando, empurrando-nos contra a parede, quando reclamamos o cumprimento de nossos direitos e vez por outra ainda vem à tona a velha frase:”você não sabe com quem está falando...”para afugentar o desejo de reação. Não são poucos os que tremem de medo quando precisam usar um desses serviços: Chegam como que pisando em ovos, falando baixo, desculpando-se até por não ter falado nada.. Mesmo adotando uma postura pacífica,são ignorados nas filas onde se confrontam com a esperteza brasileira: O “penetra”, o furador de fila e conjuntamente estampada- a incompetência do administrador público – em geral- um político desqualificado para a função Em se tratando de INPS, este está sempre presente nas páginas dos jornais. Está contaminado de algozes que tratam mal aos segurados – razão única da sua existência ali. Atrai pessoas cada vez mais competentes na malversação e caminham no tempo desfilando o desvio do dinheiro do trabalhador, descontado pontualmente nos seus contracheques. Muitas raposas velhas viveram e morreram confortavelmente penduradas nas suas tetas..

Noutros, neste, ou em quaislquer governos formam-se-“ buracos negros”, porque neles existem elementos matreiros, espertos,

sanguessugas, incapazes de sobreviverem sem o ônus do povo. São virulentos, enganadores, sem dúvida, jamais trabalharam e fora da política morreriam de fome. Utilizam o Serviço Público apenas, para aumentar sua fortuna – no que diz respeito às Estatais não é diferente. Fala-se em controle, contudo, deixa-se o tempo passar e não se sabe o que realmente acontece por dentro delas.

A razão da nossa esperança está na iniciativa privada que emprega, paga e cobra produção. Positivamente, é da iniciativa privada, que vem o sustento, somado ao esforço de todos os que trabalham nela, restando ao poder público fiscalizar os excessos e gerir os impostos, por conseguinte, a terceirização seria uma fórmula que provavelmente diminuiria o clientelismo e corporativismo no governo., quem sabe, o Serviço Público tomaria outras feições e faria desaparecer este teatro cotidiano de constantes buracos!.

Zecar
Enviado por Zecar em 04/06/2005
Reeditado em 21/06/2016
Código do texto: T22037
Classificação de conteúdo: seguro