ESTOU P A S M O

ESTOU PASMO

Fui convidado pelo Ilmo. Sr. Secretário de Educação do meu estado para presenciar o lançamento de ações para educação no Estado de Alagoas, O CEPA (mais conhecido por esta sigla mesmo) é um centro Educacional no Centro de Maceió, com uma enorme área murada, contendo dezenas de escolas do Segundo grau (nem sei mais a classificação atual). Sendo surpreendido porque quase a maioria dos Pais não queriam seus filhos estudando ali, e havendo estrangulamento nas escolas estaduais da periferia com total falta de vagas. O Estado então encarou a real, e viu que as drogas, os assaltos, os estupros e violência em geral, campeavam naquela área, que inclusive também era via de passagem das comunidades por traz deste conjunto educacional, para a via principal: a Av. Fernandes Lima, e esta passagem facilita ainda mais a quantidade de atos de violência e vandalismo. Ora se brasileiros educados da Classe média e alta do País ainda trata dos bens e coisas públicas como se fora patrimônio de ETs, imagine uma classe com boa percentagem de incultos cultivados pelos governos populistas e Elites amoldadas.

Bem, mas voltando a questão inicial, foi-nos apresentado mapas, tabelas, vídeos, fotos e etc. de um grande projeto de Vídeos em circuito fechado de segurança com câmaras altamente potentes, colocada em locais estratégicos. O Projeto das piscinas, incluindo Olímpicas; o Observatório que é um dos poucos no Nordeste deste Brasil condenado desde a Colônia, a ser BREGA e Inculto mesmo. (quando se dá chance o Brasileiro mostra que não é feito de outro material, que é superior inclusive a grandes cientistas mundiais, vê o caso das pesquisas sobre a Célula - tronco, DNA etc.). Deus meu parece que afinal estaremos fazendo alguma coisa, como voluntário, batalhando pela melhoria da Educação há algum tempo, era c Omo se fosse uma vitória parcial. Meti-me no meio, já estava conferindo as contas do CAE estadual, fui às reuniões e mais reuniões em prol de qualquer setor da Educação e o realmente se passa?

Palavras, promessas, projetos que não vão poder serem cumpridos em sua totalidade e as vezes nem metade, se nos depara com um problema mais sério que nossa reivindicação de Escola em tempo e turno integral financiado por 50% do social do Pré-Sal, pelo menos aí temos uma Utopia que poderia ser realidade (Vide Conferencia Estadual de Educação em Alagoas 2009-Inserido pela Associação dos Pais de Alunos de Escolas Publicas no Estado de Alagoas, encabeçado por mim). Na realidade atual não é bem assim, mesmo com um mar de dinheiro enviado pelo Governo Federal, o setor educacional sofre restrições financeiras de toda ordem, a Começar pelos sindicatos e entidades ditas sociais, eles querem se auto promover politicamente, porque são pobres em reconhecimento popular, as custas de nossos filhos deflagrando greves políticas desavergonhadamente, enxertado problemas conjunturais em suas reivindicações para parecerem, como as estruturas físicas e de acessibilidade dos estabelecimentos, só para enganar aos pais desavisados, na realidade nem aumento percentual de salário é a meta, a meta é o poder, tanto dentro dos sindicatos e associações congêneres, quanto na esfera governamental. E estão tão centrados nisso que nem notam que estão andando NÙ no meio do passeio público. Mas o público ignorantemente não nota. Por outro lado os governos das três esferas desenvolvem projetos e os anunciam como já “pronto a qualquer momento”, quando na realidade sabem não ter condições financeiras numa folha de pagamento com quase a totalidade comprometida com folha de pagamento, encargos e rapasse aos outros poderes. Estão dando satisfação ao povo esperançoso de sempre, alegremente esperançoso, que na Urna lhes cobram escolher bem em quem votar. Mas gente até nisso nos enganam: ESCOLHER QUEM?

Passe-me aí a lista dos candidatos e pré candidatos para esta eleição de 2010, para tudo, de Deputado a Presidente, olhem bem, viram só: QUEM REALMENTE MEREÇE UM VOTO CONCIENTE E RESPONSÁVEL dos brasileiros?

Círculo vicioso que lutamos com a colherzinha na mão tentando encher um Oceano Pacífico, nós os brasileiros voluntários com alguma consciência e independente de correntes política e partidária, que tivemos alguma educação séria na época em que o Brasil ainda estava saindo da seriedade educacional, Vislumbramos muito bem a enrolada que tentam nos engravidar pelos ouvidos e olhos midiáticos, Sabemos que são palavras vazias e palanqueiras populistas para enganar mais uma vez os eternos esperançosos brasileiros que, mesmo com muita educação pobre deste país (muitos metidos a intelectuais, daria um livro “E Churchill tinha razão”), ainda e talvez nunca, saiba ler nas entrelinhas da vivacidade e pequenez política dos nossos ditos líderes.

Talvez uma jorrada de dinheiro como sói a sonhar com o Pré sal, dê então para sobrar algum depois da lambança geral em cuecas, malas e malotes, meias e bancos suíços, para enxertar na educação, como moedas que cai do bolso de algum bebum e que a garotada periférica cata alvoroçada.

Mas por enquanto não se iludam, não teremos a médio prazo nenhuma melhora na educação o que é muito bom para os governos social populistas melhor manobrarem este gado consumista e indiferente politicamente. Teremos remendos. E remendões sempre em época anterior as Eleições que no Brasil paralisa o País a cada dois anos. Afora os Narcotraficantes, Jogador de Futebol, Banqueiros, Contraventores de Jogos de Azar, atravessadores e distribuidores, POLITICOS e alguns benditos atores de reality e novelas populares. O Futuro desta geração já está escrito, escrito na Europa Quinhentista, e autenticado no Brasil petista.

Rogo aos brasileiros que juntos procuremos achar uma saída mais honrosa para este país condenado a ter uma Elite Burra com tapa olhos de carroça prepotente e se escondendo individualmente da violência que ajudaram a construir, ajudando e fechando os olhos aos políticos que não queriam brasileiros instruídos.

Pode ser nem indo às urnas, ou indo e invalidando o voto, pode ser uma manifestação nacional solicitando nomes de pessoas honradas nas chapas eleitorais e anulando as eleições em vista até que se prepare o que realmente há de melhor em matéria de gênero humano para concorrer as eleições. Pedir reformas não tem jeito, fazer abaixo assinado ora, Um está engavetado no congresso, um que pede a moralidade, de candidatos que respondem na justiça, os mesmo tratamentos dão aos candidatos as vagas no funcionalismo público normalmente. Adiaram até esta eleição passar e vão empurrar de barriga até as próximas 500 eleições. Se queremos o fim da farra populista e corruPTa, teremos de agir mais contundentemente e não comodamente cruzar os braços, estamos fritando em fogo lento, e ainda não nos demos conta da quentura, quando nos dermos conta, talvez já estejamos sendo cozinhados.

OU LUTAMOS PELA EDUCAÇÃO, ou levantaremos os braços em rendição a toda esta geração, que apontarão suas armas com os olhos acusadores “lembram das palavras de Pelé no milésimo gol Tio?” sou neto daquela época.