MISTÉRIOS DA MEIA-NOITE

A pergunta vem da plateia: “Você tem medo de assombração?”. Fiiiiuuuu!!!!, um assovio: “Ô Pâmela, se liga minha filha! Ela escreveu um livro de assombrações... Vai ter medo?”. Silêncio na sala. “Ela” (no caso, eu) responde: “ Não, não tenho medo! Nem ligo pra elas!”. A turma ri. Os alunos querem saber como é o livro, por que a ideia, por que assombrações? Mais ou menos meia hora de perguntas e respostas. Pronto! Podiam ler “Sombras e Assombrações” os “causos” que escrevi. A ideia da professora tinha sido boa. Ficaram empolgados...

Saio dali pensando: “Você tem medo de assombração?”. Ué, engraçado! Eu nunca tinha pensado nisso! Quem escreve sobre assombrações não tem medo delas? Será? Pensei nas histórias ouvidas na infância. Fazenda Tabocas, eu em férias. Ao pé da fogueira, os pitos de fumo de rolo, a lua alta no céu, os “causos” rolando soltos. Pura assombração, coisa de arrepiar! Tinha alguém que duvidava? De jeito nenhum! Quem era doido de duvidar?

Eu escutava. Se tinha medo ou não, ficava calada. Mas até que gostava de fazer uns “medinhos” na meninada da vizinhança. Recontava o que ouvia! Maior silêncio! Ninguém piscava, ninguém se mexia. Aí, tinha o destemido: “Eu, num tenho medo, num querdito, neinnn!”. Eu tratava de manter a ameaça : “Ohh, ohhh, ohhhh!”. A valentia sumia num minuto! Todo mundo saindo de fininho: “É, vô lá em casa... tá tardeeee, né?”; “Eu tamém, tem uns treim pra fazê”; “Eu, vô cossêis, péra aí, gente”. Sumiam todos! E eu ali, rindo... Anos depois, na escola, contaria os “causos” de novo. A moçada pedindo bis, viajando nos “mistérios da meia-noite, que voam longe”. Como diria Zé Ramalho na sua voz tenebrosamente linda! Até que a ideia virou livro...

Acordo no meio da noite. O tempo está fechado. Chuva pra cair. Desligo tudo. Ouço um barulho de algo batendo. A janela da cozinha ficou aberta outra vez! Desço correndo para dar um jeito na barulheira. De repente, um corte na energia. Escuridão total! Tem vela na casa? Ai, onde é que deixei mesmo a caixa? Sempre assim. A gente só quer saber da vela quando está no escuro. Parece, lógico, não? Quem vai lembrar de vela, debaixo de 100 watts de luz ?

O mundo todo negro! Súbito, pela janela que ainda bate, meus olhos flagram o fantasma! Medonho! Assombração das bravas! Bem lá, no fundo do quintal debaixo do pé de mamão, o corpo translúcido, azulado, flutua no ar. E não é de meia-tigela, não! Tem formas, pernas e braços. Meu Deus, e geme! Ou uiva? Sei lá... Minha cabeça dá um nó: certeza! O enforcado da mangueira, dos tempos em que tudo por aqui era fazenda de escravos. A alma não tinha sossego, diziam. “Você tem medo de assombração?”. “Não, não tenho medo! Nem ligo pra elas”! Hum.... Por que fui lembrar esse infeliz diálogo, logo agora? Confesso íntima e humildemente: “Mudei de ideia, eu tenho! Aliás, eu morro!” Com o enforcado bem ali, quero correr, gritar! Mas estou fria, hirta, paralisada!

E agora? Agora... Clic! Cemig de volta! Sob 100 watts de claridade ganho coragem. Você não ganharia? Numa repentina bravura sou outra pessoa! Entre arrepios, os últimos, que fique bem claro, grito: “Está aí, criatura das trevas?”. A falta de resposta (e de gemidos, ufa!) me fazem ainda mais confiante. De vassoura em punho, com destino ao pé de mamão, já! Quem acredita em assombração, gente? Maior bobagem, isso! Marcho com galhardia! Olhos argutos na semi-escuridão, em frente! E lá está, entre as folhas do mamoeiro, o enforcado: o uniforme branco da minha filha! Disparo numa crise de riso (nervoso, queria o quê?). Depois, alívio! Era só mais um episódio de “E o vento levou”. Não o famoso, o do filme lá da Scarlet O'Hara, mas desses reles ventinhos, pra lá de ordinários... E se não fosse o uniforme? Quer saber? Eu ia do mesmo jeito! E tem mais! Corpo translúcido, balançando no escuro é coisa de principiante. Tá pensando o quê? Tem de ser assombração demais pra me assustar...