E a minha metralhadora?

Está claro que o futebol é terreno mais do que propício para a mídia explorar a sua tendência a usar e abusar de termos militares para dramatizar as realidades que constrói. O jogo, por exemplo, não é só um jogo, é uma “guerra”. A torcida é a “nação”. O treinador é o “comandante”. Se ele for bom, é o “estrategista”. O centro-avante é o “artilheiro”, o “matador”.

Não há chute forte, o que há é uma “bomba”, um “tiro”. O time é a “esquadra”. A equipe que mais atacou desferiu um “bombardeio”, “massacrou” o “inimigo”. Recentemente, a manchete de um jornal num dia de Gre-Nal era “um castelo vai ruir”. O negócio é sair de baixo. E por aí vai.

Sem querer bancar o politicamente correto, acho válidas as críticas feitas à mídia neste sentido. O abuso do belicismo inflama o torcedor, principalmente o menos instruído, que acaba acreditando que futebol é guerra mesmo, que o inimigo faria um favor em morrer.

Mas o que critico aqui não é a prática da imprensa, já tão carregada destes vícios de linguagem, mas sim a recente prática da diretoria gremista, de vender aos seus torcedores campanhas fortemente baseadas no belicismo, no militarismo.

Primeiro, em setembro do ano passado, foi lançado o Exército Gremista. Agora, há poucos dias, inventaram a Artilharia Gremista. Ambas com grande divulgação, para o torcedor realmente comprar a idéia de que está ingressando numa vida militar mesmo. Não por acaso, o novo estádio irá se chamar Arena. Talvez sejam resquícios do sucesso da “batalha dos aflitos”, jogo histórico em que o Grêmio voltou à primeira divisão (“elite”) do campeonato brasileiro.

O que se passa na cabeça dos marketeiros do Olímpico? Alem de pouco educativas, são campanhas de um mau gosto tremendo. Qual a relação possível de ser feita entre a troca de pontos por produtos em uma loja e o termo “artilharia”? Só por pagar uma mensalidade ao clube estarei ingressando em seu “exército”? Onde compro minha metralhadora? Já está a venda na lojinha do Olímpico?

Andrei Andrade
Enviado por Andrei Andrade em 21/04/2010
Código do texto: T2210650