Dia 22 de abril.

Bom dia a todos.

Ontem foi dia 21 de abril, ou Dia de Tiradentes, como queira. Mas não se comemora nesse dia a ação de tirar os dentes, nem a profissão do dentista (ou odontólogo, nome mais chique que criaram para designar a mesma coisa), mas se comemora um movimento fracassado que tentou conquistar a “Independência do Brasil”. Na realidade, a comemoração serve para lembrar que uma pessoa morreu (bode expiatório) por causa de uma oposição política que ela praticava. Outros afirmam que, no fundo, ele nem morreu. Eu não sei se morreu ou não, e nem posso afirmar nada, pois eu nem estava lá no dia. Eu nem sequer era nascido!!! O fato é que não tem lógica nenhuma este dia ser comemorado com um feriado.

O feriado deveria ser hoje, oras! Dia 22 de abril.

E o que aconteceu nesta data?

Dia 22 de abril de 1500 foi o dia em que, enfim, as naus portuguesas chegaram ao Brasil para “oficializar” o que a Europa inteira já sabia. E como foi isso? Bom, certo dia, a Coroa Portuguesa, e essa não era nenhuma velha louca, mandou Pedro Álvares Cabral partir em viagem rumo ao Brasil, com a desculpa de descobrir um caminho para as Índias. A Coroa sabia que existiriam mais terras novas além das que os espanhóis haviam descoberto. A esquadra de Cabral simplesmente seguiu ao sul donde estavam os espanhóis. E assim, Pedro Álvares Cabral – um cascudo não faz mal (quando inventaram a roda já contavam essa piada) – declarou ter descoberto a terra de Santa Cruz, que após mudar de nome algumas vezes, se tornou Brasil, por conta de um pedaço de pau.

Se o dia do aniversário de uma pessoa é o dia mais importante para cada um de nós, porquê, então, não é feriado no dia 22 de abril, dia do “Descobrimento do Brasil”?

O feriado de 21 de abril, neste sentido, e pela irrelevância do fato, deveria era ser extinto. Dia 22 é que deveria ser o feriado.

Todavia, no fundo, no fundo, acredito que não se comemora o 22 de abril por um motivo em particular: foi justamente neste dia que Portugal “descobriu” o Brasil. A partir daí começaram a levar nossas riquezas e deixar aqui a semente política e crítica que assola o país até hoje! Quem é que vai comemorar esse roubo? Essa troca injusta?

Vai ver que o feriado mesmo é comemorado lá em Portugal, isso sim...