O PODER CORROMPE

O que há no poder que tende a trazer à tona o pior que existe em nos homens? Por que, quando se tira o melhor funcionário de uma equipe e o transforma num supervisor, quase sempre ele se torna um tirano mesquinho do dia para a noite? Trata-se da mesma pessoa, com as mesmas qualidades que lhe garantiram a promoção. Mas, no exercício do poder recém-descoberto, emerge uma sombra, um lado escuro da natureza. Qual é o sentido disso tudo?

Todos nós temos um profundo desejo de estar no controle, seguros e a salvo, livres da preocupação e da ansiedade. Essa necessidade é uma das mais profundas forças que estão por trás de todos os nossos pensamentos e ações. Mesmo que sejamos adultos responsáveis e maduros, e saibamos que não viveremos para sempre, que não poderemos ter tudo o que queremos e nem ser felizes o tempo todo e saibamos que sofreremos dores, teremos azar e desapontamentos no curso de nossa vida, isso não nos impede de querer ficar livres de tudo isso.

O poder nos dá a ilusão de que chegamos um pouco mais perto do sonho do conto de fadas, de que podemos controlar as circunstâncias da nossa vida, de impedir que aconteçam coisas desagradáveis e de evitar a dificuldade e o sofrimento. E não se trata inteiramente de uma ilusão. Se você for rico, tem o poder de evitar muitos dos inconvenientes da vida comum.

O poder é uma ilusão, mas uma ilusão muito convincente. Construímos toda uma sociedade ao redor da premissa de que o poder, particularmente o poder do dinheiro, é uma coisa boa. Segundo as imagens que nos bombardeiam diariamente nos noticiários da televisão, não existe nada mais excitante e glamoroso do que uma vida repleta de dinheiro e de poder.

A história nos ofereceu e continua a nos oferecer exemplos de diretores e chefes, inclusive governos que, no início, estavam cheios de boas intenções e que, ao longo do exercício do poder perderam ou deixaram de lado e tentaram de tudo para se perpetuarem em seus lugares!

Não importa a forma de Estado, o poder exercido continuamente e sem limites rígidos, corrompe qualquer homem despreparado e sem formação espiritual. Somente estribado no profundo conhecimento da alma, do espírito e da doutrina cristã, o homem estará em condições de igualdade para enfrentar tamanho mal e ter forças para resistir a tentação.

Ora, compreender as coisas espirituais e seguir um caminho reto e ético, nos dias de hoje, é algo difícil e complicado. Mas é possível. Desde que tenhamos alicerces fortes e firmes que garantam a solidez da nossa edificação. Caso contrário, e a continuar como está, poderemos estampar no umbral do Brasil a temida frase colocada na entrada do inferno de Dante: Lasciate ogni speranza vuoi chi entrate ou seja:

Vocês que entram, deixem aqui toda a esperança.