SÃO JOSÉ

Parado diante de uma vitrine eu olhava os cartazes colados no vidro. No interior as vitrines servem como expositores de cartazes anunciando eventos locais. Foi então que senti sua presença junto a mim. Seu perfume sua respiração. Vestida com um short jeans curto. A mulher dos meus sonhos.

– Madalena?O que você faz aqui?

– Vim ver o que você faz aí parado olhando pra este cartaz. “Festa em homenagem a São José operário?”. O que tem de estranho?

– Nada, só imaginava por que santo?

– Ora, porque ele era pai de Jesus.

– Mas Jesus era filho de Deus. Não?

–Sim, então quer dizer que São José era corno?

– Espere! O corno sabe que sua mulher pula a cerca, mas não liga. Digamos apenas que foi um marido traído.

– É, mas tem gente que diz que Maria foi inseminada por um extraterrestre. Afinal ela era virgem. Agora! Não entendo como ela era casada e virgem. Não é estranho?

– Sim, mas a bíblia não fala nada sobre isso.

– Vai ver que São José não tinha o equipamento necessário.

– Pode ser, mas pode ser por outra razão também. – Que outra razão?

– Sei lá, talvez alguma promessa.

– Outra coisa é aquela estrela sobre Belém. Uma estrela não pode vir sobre uma cidade. Ia torrar tudo bem antes, não?

– Sim! Provavelmente tratava-se de uma nave. Daí as suspeitas sobre a inseminação artificial.

– É eu também acho que a bíblia é uma história mal contada. Será que o que eles chamaram de Deus, não era um extraterrestre?

– Talvez, Naquela época houve por aqui uma civilização bastante evoluída que desapareceu sem deixar nada contando sua história. Apenas alguns escassos pergaminhos e monumentos que desafiam a ciência até os dias de hoje.

– Então Deus criou sua igreja a partir do povo de Israel e os outros? Os africanos, chineses, indús. Já estavam todos aqui há bastante tempo.

– Bem! Isto é só mais um mistério entre tantos outros que desafiam nossa imaginação.

– Puxa! Você só fala “Talvez” e acha sempre um jeito de ficar sobre o muro. Afinal, sabe ou não?

– É complicado! Não há registros suficientes.

– Sabe? Acho que a igreja tem a ver com o sumiço daquelas civilizações ou os documentos que contavam sua história.

– Talvez você tenha razão. Sabe-se que a igreja distorcia os fatos em benefício de seus interesses. Por exemplo, Jesus não nasceu em Belém e sim em Nazaré.

– E por que Belém?

– Hora por ficava próximo de Israel.

– A igreja diz Maria imaculada mãe de Deus. Jesus era Deus?

– Bem ele dizia ser filho de Deus e não Deus.

– E esta história da Santíssima trindade? Deus, Jesus e Maria. E onde foi parar o São José?

– Bem, Pois é! Daí a dúvida, porque santo?

–Tudo bem, e você acha que pode resolver a parada?

– Tem que pesquisar.

– Há, sei. Você vai ficar horas na internet. Em vez disso que tal me dar aquele anel ali? Você nunca me deu um anel!

– Tá legal! Como vou dar a você um anel?

– Só porque estou de short´s, mas foi você que quis assim.

– Não é isso! Você é apenas fruto da minha imaginação!

– Ok e você não pode me imaginar com aquele anel ali?

– Até posso, mas não gosto de jóias. Deixa ver sua mão! Não assim não! Daqui a pouco vão pensar que sou louco!

– E daí? Você é louco mesmo.

– Porque está dizendo isso?

– Porque só um louco é capaz de criar uma mulher imaginária.

– Ok! Mas você existe e às vezes aparece sem que eu imagine, como nos sonhos.

– Claro, você me criou e logo eu existo. As vezes tenho vontade própria.

– Falar nisso, quando vai aparecer em um sonho daqueles, sabe, pra quebrar o galho.

– Pode ser amanhã! Mas olhe! Se você estiver sonhando com aquela lambisgóia da Mexicana, vou chutar o pau da barraca e você vai ter é um pesadelo daqueles.

– Calma! Não posso controlar meus sonhos e você sabe disso.

– Ta legal! Resolveu?

– O que?

– Porque São José é santo?

– Bem, para ter uma esposa virgem e depois ser pai adotivo, somente sendo Santo.

– Há! Entendi! Então ele já era santo quando nasceu? Um predestinado?

– Talvez.

– Só sei uma coisa!

– O que?

– Que vou continuar sem saber por que São José é santo e que você pode ser tudo, menos santo. Fui.

Bem! A Mada é assim, aparece e desaparece na minha mente e as vezes chego a pensar que ela existe mesmo. Invade meus sonhos e bagunça tudo. Além de tudo é ciumenta.

Lauro Winck
Enviado por Lauro Winck em 25/04/2010
Código do texto: T2217936
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.