Facebook, What Is It Good For? Absolutely Nothing

No outro dia, enquanto almoçávamos calmamente (pensava eu) a minha mãe virou-se para mim e disse: “ então vais-te casar e não me dizias nada!”.

Eu paralisei o garfo à entrada da boca e podia ouvir o chiar dos meus pensamentos que travavam a fundo para não se atropelarem uns aos outros, esforçando-me por formular uma linha de raciocínio. Ainda tentei balbuciar alguma coisa, sem grande sucesso quando a senhora volta à carga: “ a prima fulana de tal viu no Facebook que tens lá escrito que estás noiva!”

Comecei então por explicar que o que escrevi há vários anos na paginazinha da tal rede social tem motivos um pouco fúteis. Primeiro não aprecio muito a palavra “namorada” especialmente depois de uma certa idade que se quer respeitável. Segundo, no idioma facebuquês dizer que se é noiva é uma espécie de aviso à navegação que em português se pode traduzir por: “chega pra lá!” e que pode servir para evitar muitos convites de “amizade” que chegam sempre sem aspas mas que deveriam vir com elas. E por fim estava apenas a utilizar a expressão espanhola que muito aprecio: “novia”. Ou seja, lá por estar noiva não quer dizer que me vá casar.

Ao observar a expressão facial da minha mãe, que a limitação dos meus dotes literários infelizmente não me permitem transmitir, percebi que nenhum dos meus argumentos colhia.

Tentei, em desespero de causa, uma última cartada. “ Estás a ver o príncipe Alberto do Mónaco? Está noivo. Alguém acredita que irá casar?”

Foi xeque-mate. Ana Kasparov: 1. Intriguistas do Facebook: 0.

Após apaziguar a progenitora em pânico restava-me acalmar os parentes confusos.

A minha mensagem foi a seguinte: Familiares, amigos, colegas, conhecidos, povo em geral, não temam mais. Ninguém foi esquecido, negligenciado, ou deixado de fora. O vosso convite não se extraviou nos correios. A minha boda tem a data suspensa, pendente e dependente da única condição necessária e obrigatória para que possa realizar-se: Eu ganhar o primeiro prémio do Euromilhões. Ah, estão aqui a informar-me que ser o noivo a ganhar também vale. As probabilidades acabam de duplicar. Pensando bem há também a hipótese da festança ter lugar imediatamente após eu ser indicada para presidente do concelho de administração da EDP. Estão neste momento a fazer-me sinal que no caso de ser o noivo a ser chamado a desempenhar o cargo também conta. Portanto desde o início do meu discurso as chances do banquete acontecer quadruplicaram. E, meus amigos, estão todos convidados!

Agora, podem começar a rezar a Deus, aos deuses, às santinhas padroeiras, para que eu acerte nos abençoados cinco números e nas duas luminosas estrelas.

Ah, mas antes disso, rezem também para que eu não me esqueça de jogar às sextas-feiras, como de costume.

AnaMarques
Enviado por AnaMarques em 27/04/2010
Reeditado em 27/01/2011
Código do texto: T2222556
Classificação de conteúdo: seguro