Sobre o acaso

Passei essa semana tentando entender a proporcionalidade das nossas vidas.

Fiquei assim, parada no meio de uma encruzilhada. Totalmente deserto. Eu estava lá, com uma pequena mala, com uns poucos objetos abstrados que me pertencem. Sol à pino e poeira no horizonte.

E todas essas direções para decidir.

Então, parada ali, só consegui pensar no motivo de tudo. Por que tudo acontece? Por que estou aqui? Por que estou sozinha?

Existe predisposição, destino ou é o acaso?

Apesar de sair perguntando à muitos amigos e procurando por aí, muitos textos me vieram ao acaso.

Pode ter sido apenas uma forma inconsciente de entendê-los. Sei lá.

Exatamente isso, sei lá!!!

Disse a um amigo que acreditar no destino, era uma forma fácil de fugir dos erros.

Culpar o que já deveria ser daquele jeito, é mais fácil, do que admitir os erros. Do que admitir que foi aquela maldita escolha errada, que nos levou ali.

Pessoas que fumam sabem que podem ter câncer de pulmão. Ou podem não ter.

Pessoas que não fumam também podem ter.

Quão estranha é a nossa vida, que depende tanto do acaso. E como dependemos das decisões alheias!

Fica essa conclusão óbvia do meio à meio.

Estava aflita e ansiosa como sempre: se espero o tempo se revelar, ou tomo a iniciativa e digo o que sinto?

Se deixo o tempo me trazer melhores opções, ou telefone logo de uma vez.

Se vou para o norte, sul, sudoeste, ou espero uma carona?

E se eu procurar uma árvore?

E se...

Então percebi uma coisa que parece a mais acertada.

Não importa. Sim eu sei. Tanto tempo ludibriando, mas a verdade é que nada disso importa.

Não importa se eu tive sorte. Se fiz boas escolhas ou más escolhas.

Não importa se era o destino, ou se foi azar.

O importante é que estou aqui.

E daqui, olho para o meu futuro. E olho para o meu passado.

E apartir daqui posso tomar qualquer rumo.

Pois independe de onde vai me levar, eu posso tomar a decisão.

E tudo isso que carrego aqui, nessa pequena malinha, é isso mesmo. É só tudo isso que eu tenho. E é isso o que importa.

Tudo pode depender do acaso, mas mesmo assim, vou fazer o melhor possível com o que depender de mim.