PERDAS E GANHOS

Faltava 100 metros para a chegada quando um cansaço intenso a fez sentar-se sob uma árvore. Sentia sede, os pés doíam, os corredores a ignoravam, lágrimas escorriam misturando -se ao suor. Do nada surge uma moça de olhar firme que lhe perguntou.

- O que houve, posso ajudá-la?

- Sim, obrigada. Converse um pouco até que eu recupere as energias e possa dar continuidade à minha caminhada.

- Por que correu tanto?

- Estou contabilizando perdas e ganhos e dei uma corrida no entorno da minha vida mas não consegui completar, como você está vendo.

- E está se sentindo derrotada?

- Estou confusa, tive a sensação de derrota, de empate, você consegue me entender?

- Sim. Mas você contabilizou momentos, passagens, onde ainda não respondia pelos seus atos, era uma criança. Relembre as vitórias que obteve e verá que não foram poucas. Quantas lutas você venceu quando tudo parecia tão sombrio e sem saída? Lembra de ter vencido a depressão, de ter arrancado a alegria das garras da tristeza e da saudade?

- Por esse lado sou uma vencedora. No entanto sinto-me derrotada pelas tristezas que causei, pelas mágoas que provoquei, pelo ciúme que me dominava, pelo meu jeito explosivo.

- Isso só mostra que você é um ser humano igual a tantos. Vulnerável, passível de errar, se arrepender.

- Você está sendo benevolente comigo, querendo me animar.

- Não, Estou sendo coerente. Quero que você se veja tal como é. Vamos fazer um teste?

- Qual?

- Nos 100 metros que faltam, você andará calmamente, reavaliando a trajetória da sua vida. Eu a esperarei e você me dirá o resultado, ok? Vamos?

No final da caminhada...

- Então, o que você tem a me dizer?

- Analisei criteriosamente e vi que em determinados momentos da minha vida houve a derrota que eu transformei em empate, ou seja zerei. Logo sou uma vencedora, porque perdi com dignidade e ganhei com humildade.

-Faz sentido. Eu sabia que essa seria a resposta. Estou indo, fique bem, Lu.

- Ei, qual o seu nome e como sabia tanto de mim?

-Meu nome? SUA CONSCIÊNCIA.