A mordida na maçã

Eles juram que mandam, elas até juram que aceitam... E eles juntos juram que vivem felizes. Assim é o amor entre um homem e uma mulher. Compreender? - Talvez.

Que me desculpem os homens, mas nós somos a Eva da vez, afinal nós é que adotamos o ritmo na vida deles, embora eles se neguem, mas reconhecer é preciso. Afinal,nós mordemos a maça primeiro, saímos na frente. E fomos tão curiosas, que da desobediência abrimos os olhos para o mundo.

Tudo bem, e até reconheço, o homem é sim um mal necessário, mesmo contrariando a muitas teorias feministas. Se bem que -, sinceramente, não acredito na história de que as mulheres podem viver a vida toda sem um homem. Até podem... Mas daí a vida inteira sem um braço masculino, sem um beijo forte, sem ao menos, sentir a respiração no pescoço... Ah, essa não acredito. Porém, dizem que se vive muito bem assim, então... Pra que contrariar.

Sem por menores, o homem é um ser que mata e fortalece. Isso mesmo! Dá para entender? Ele nos mata, ao mesmo tempo em que também nos fortalecem. Matam-nos de raiva, de teimosia, de espera e de algo mais que nunca sabemos, mas também nos fazem sentir uma força que eles nem imaginam, e não pensem eles que morremos disso não; eles se enganam quando acham que mesmo nos irritando, nos faz desistir de um próximo ataque. Mas é certo, homens e mulheres vivem às turras, e aos beijos também.

Somos uma Eva revestida de mulher maravilha, isso mesmo, fazemos tudo ao mesmo tempo, mas eles continuam sendo o mesmo adão de sempre. Acreditam realmente que no final da festa são eles que dão às cartas - risos à parte, eles lá no fundo sabem que somos nós é que estamos no comando. Alguns até se assustam, mas acreditem, estamos na melhor posição do alvo.

Hoje a mulher faz parte de outra classe: a das mulheres bem resolvidas, e os homens até que estão aprendendo a respeitá-las, com suas conquistas, mudanças e temperamento. A mulher moderna já não exige tanto do homem, mas também não suporta exigências, se irrita com cobranças desnecessárias que podem ser resolvidas há dois tempos. A mulher de hoje e tão mais competente quanto qualquer homem de ontem, gostam de futebol, discutem sobre política, economia, filosofia... Ela é o que há de bom. E eles, até admiram e gostam, mas têm outros que não admitem. São poucos os homens que sabem viver a mulher atual, mas há também aqueles que adoram as mulheres de atitudes, fortes, independentes, inteligentes. Aquela imagem de mulher de pia e fogão ficou pra trás. Mas vez por outra eles pisam feio na bola, aí já viu... Dão defeito, e como dão!

Mas o bom disso tudo é que entre tantas diferenças e até desavenças existe um lado que podemos chamar algo em comum: querem viver bem juntos, com suas falhas, conquistas, defeitos. Nesse momento, não importa quem vai morder a maça primeiro, e sim, que podem saboreiá-la juntos.

By Ana Clea Bezerra

Ana Clea Bezerra de Abreu
Enviado por Ana Clea Bezerra de Abreu em 01/05/2010
Código do texto: T2230402