"A CULPA É SUA"...

A GRANDE FALHA DOS GRANDES AMORES,É QUE PROJETAMOS NOUTRA PESSOA NOSSSA MELHOR FILOSOFIA DE VIDA...:A QUE ALMEJAMOS,MAS NÃO VIVEMOS.É,NA REALIDADE,UMA TRANSFERÊNCIA DE RESPONSABILIDADE.EXIGIMOS A PERFEIÇÃO QUE NÃO TEMOS,O CARÁTER QUE NÃO POSSUIMOS ,A FIDELIDADE QUE NÃO PRATICAMOS...!O SÊR AMADO,É O QUE É,NÃO O QUE GOSTARÍAMOS QUE FOSSE.A CULPA É NOSSA POR CULTUAR,ENDEUSAR E IDOLATRAR UMA PESSOA COMUM,NADA ESPECIAL,QUE EM NOSSA LOUCURA,ACHAMOS O MÁXIMO.COLOCAMOS ESTA PESSOA NUM PEDESTAL QUE ELA MESMA NUNCA POSTULOU ESTAR,NEM ESTÁ PREPARADA PARA ASSUMI-LO.NÓS É QUE QUERÍAMOS ADORAR ALGUÉM,NOSSA É A CULPA...!E,NÃO ADIANTA TENTAR MOLDAR ALGUÉM,FORMATÁ-LO A NOSSO BEL PRAZER, EM NOSSOS DELÍRIOS;E AINDA,POR AMÁ-LO,ACHAR QUE ESSE ALGUÉM PODERÁ MUDAR POR NOSSA CAUSA.SE VOCE SE JULGA CAPAZ DE MUDAR O CARÁTER DE ALGUÉM,VEJA O QUÃO DIFÍCIL É MODIFICAR A SI MESMO.O EXERCÍCIO DA RAZÃO CONDUZ À VERDADE,SE SINCERAMENTE NÃO QUISERMOS CALAR A SUA VOZ;SOBREPUJÁ-LA A NOSSOS PRÓPRIOS INTERESSES...SÒMENTE O EXERCÍCIO PERENE DA RAZÃO NOS DARÁ FORÇAS PARA MUDAR NOSSO CARÁTER,PARA EMERGIRMOS DO FUNDO DO OCEANO DAS FRIVOLIDADES E DAS UTOPIAS.SE É TÃO DIFÍCIL ASSIM MUDARMOS A NOS MESMOS,QUE É UMA TAREFA SUBJETIVA,QUE DIRÁ MUDAR ALGUÉM, QUE NA MAIORIA DAS VEZES,NEM MESMO ESTÁ INTERESSADO NESSA MUDANÇA???E MESMO SE ESTIVESSE,TERIA TAL PESSOA RESERVAS MORAIS PARA FAZÊ-LO???PENSE NISSO QUERIDO LEITOR,DA PRÓXIMA VEZ QUE ACHAR QUE PODE MUDAR ALGUÉM...

CARLOS VARGENGRANDE-(PSICANALISTA CLÍNICO)