VALORES IMPRESCINDÍVEIS

NASCEMOS DIFERENTES UNS DOS OUTROS, MAS, MESMO NESSAS DIFERENÇAS, NÓS NOS IGUALAMOS. A MAIORIA DE NÓS, NÃO TOMA CONSCIENCIA DISSO.

PORQUE? PORQUE O DIFERENTE, POR SER DIFERENTE, TEM QUE SER EXCLUÍDO?

TEMOS DE NOS CONSCIENTIZAR, E PROCURAR INCURTIR EM NOSSA SOCIEDADE, VALORES VOLTADOS PARA O EXTERMÍNIO DO PRECONCEITO.

A DISCRIMINAÇÃO RACIAL, AINDA É VIVENCIADA ENTRE NÓS.UMA PARTE BASTANTE RAZOÁVEL, DA NOSSA SOCIEDADE, CONSIDERA ALGO VEXATÓRIO PARA O SER HUMANO, MENOSPREZAR SEU SEMELHANTE, PELA COR DE SUA PELE.CONSIDERA ABSURDAS E INACEITÁVEIS, AS CENAS DE RACISMO,QUE OCORREM COM BASTANTE FREQUENCIA NOS DIAS ATUAIS.MAS, EM CONTRA-PARTIDA, A UMA GRANDE FATIA DESSE BOLO SOCIAL, QUE MANTÊM ATITUDES RACISTAS, PRECONCEITUOSAS, E ATÉ ABUSIVAS, A OLHOS VISTOS. ATITUDES QUE DEMONSTRAM UMA PROFUNDA FALTA DE COMPREENSÃO, SOBRE O AMOR. SÃO VALORES DISTORCIDOS, QUE VÃO SENDO ABSORVIDOS, SEM NENHUM QUESTIONAMENTO INTERIOR.

SEGUNDO ESTATÍSTICAS DO IBGE, EXISTEM ATUALMENTE NA POPULAÇÃO DO BRASIL, CERCA DE 46% DE NEGROS E PARDOS, MAS, SOMENTE 10% DESSE MONTANTE, ESTA NO ENSINO SUPEIOR.

ISSO SÓ NOS FAZ, REFLETIR, SOBRE A QUESTÃO.

ONDE ESTÃO OS VALORES? QUE VALORES SÃO ESSES, QUE PERMITEM, TAMANHA INJUSTIÇA?

ESTAMOS EM CONSTANTE EVOLUÇÃO, VIVEMOS RÁPIDAS TRANSFORMAÇÕES, MAS NOS FALTA ALGO. ALGO IMPRESCINDÍVEL.

PRECISAMOS ACELERAR O PROCESSO, DE IMPLANTAÇÃO DE VALORES HUMANITÁRIOS. COM URGÊNCIA. VALORES QUE, DIGNIFIQUEM OS SERES HUMANOS, QUE REVELEM A IMPORTANCIA, DA IGUALDADE, ENTRE TODAS AS PESSOAS.

SABEMOS QUE NÃO É FÁCIL, COMUNGARMOS, TODOS, DAS MESMAS FORMAS DE PENSAR E AGIR, MAS NÃO PODEMOS DEIXAR, O ETNOCENTRISMO, SE ENRAIZAR EM NOSSO MODO DE VER E, DE VIVER A VIDA.

ACREDITAMOS EM UM SER SUPERIOR, EM UM DEUS TODO-PODEROSO, EM UM PAI AMOROSO, MAS, QUEM NOS GARANTE, QUE ELE, A QUEM DEVOTAMOS TANTA FÉ, NÃO SEJA UM NEGRO? EM MUITOS CURSOS DE TEOLOGIA POPULAR, A QUE EU FREQUENTEI, FUI LEVADA A QUESTIONAR TAL INCÓGNITA, QUE PAIRA NO FUNDO DO MEU SER. POIS ESTUDANDO, ANALISANDO , LENDO LIVROS E MAIS LIVROS, LEVO-ME A CRER QUE DEUS NÃO PODERIA MESMO TER A PELE TÃO CLARINHA COMO APRENDEMOS, DESDE A NOSSA MAIS TENRA IDADE, A PENSAR. SEGUNDO A REALIDADE QUE SE MOSTRA, PEREGRINAVA POR LUGARES QUENTES, SOB O CALOR DE UM SOL ESCALDANTE, NORMAL QUE FOSSE UM HOMEM DE PELE ESCURA. MAS... NÃO É ESTA A QUESTÃO , A QUE ME PROPUS, AQUI RELATAR. FALO ISSO, RESPEITANDO CADA CRENÇA, CADA RELIGIÃO E CADA EXPRESSÃO DE FÉ. FALO PORQUE ACREDITO, QUE O AMOR NÃO TEM COR. PODE SER BRANCO, PRETO, AMARELO, INCOLOR...O AMOR CONSISTE EM ACEITAÇÃO, VISÃO E COMUNHÃO.

ACEITAR O DIFERENTE E AS DIFERENÇAS, VENDO NELAS UMA FORMA DE EVOLUÇÃO. UMA EVOLUÇÃO INTERIOR E EXTERIOR.QUE SE FAÇA VISÍVEL A TODOS.

VER O OUTRO EM PÉ DE IGUALDADE, VÊ-LO COM OS OLHOS DE DEUS. OLHOS QUE BRILHAM DISNTE DE TODOS, COM A MESMA INTENSIDADE.

COMUNGAR COM O DIFERENTE AS SUAS DIFERENÇAS,SEM REJEIÇÃO. COMUNGANDO COM A DIFERENÇA DA COR, CLASSE SOCIAL, SEXO, RAÇA E ETC...

O ETNOCENTRISMO, FOI UM CONCEITO BASE, DE MUITAS DOUTRINAS, QUE MARCARAM COM SANGUE, VERGONHA E MUITA TRISTEZA, A HISTÓRIA DA HUMANIDADE.

QUEM NUNCA OUVIU FALAR, DO APARTHEID, NA ÁFRICA DO SUL? DO NAZISMO, COMANDADO POR HITLER, NA ALEMANHA? E DO FASCISMO DE MUSSOLINI NA ITÁLIA?

A NOSSA ATITUDE, É A CHAVE DA MUDANÇA. NÃO PODEMOS COMPACTUAR, COM PROCEDIMENTOS DE HUMILHAÇÃO, IMPOSTOS A QUALQUER UM DOS NOSSOS IRMÃOS. VAMOS CRIAR VALORES, DE UNIDADE HUMANA. VAMOS COLOCAR CONCEITOS HUMANITÁRIOS EM PRÁTICA.

O AMOR, NÃO É DIFERENCIADO PELA COR, CLASSE SOCIAL, TAMPOUCO RAÇA OU SEXO. O AMOR NEM SE QUER, TEM MEDIDA. O AMOR NÃO TEM PRECONCEITO. ELE ESTA NO CORAÇÃO, QUE EM TODOS NÓS, TEM A MESMA COLORAÇÃO.

milizinha
Enviado por milizinha em 23/08/2006
Reeditado em 21/05/2011
Código do texto: T223287
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.