Suspiros

O amor? Ah, o amor! Esse sentimento que de tão belo e puro me faz suspirar e enche meus olhos de lágrima. O que falar do amor?

O amor é o sentimento mais egoísta que existe. Você não ama alguém porque esse alguém é feliz com você, mas simplesmente porque você é feliz com esse alguém. Essa pessoa te faz tão bem que você tenta ao máximo privá-la de alguns prazeres como simplesmente viajar ou sair com os amigos(as), muitas vezes usando rédeas para fazer com que ela aja exatamente como você quer. Essa pessoa te faz tão bem, que você tem medo de perdê-la, então você sente ciúmes, criando um ambiente claustrofóbico, dando a entender que a vida dela pertence a ti, que ela é uma posse sua. Você se sente inseguro quando vê essa pessoa conversando com outras de diferente sexo - ou do mesmo, se for seu caso - tem sempre receio de que ela te troque ou te abandone, fazendo com que você não tenha mais ninguém para satisfazer suas necessidades, sejam elas físicas, afetivas ou em muitos casos, sociais.

Há também o amor dos pais pelo filho, mas nesse caso, o filho funciona como um prolongamento dos pais, uma continuação. Tanto que muitas vezes os pais constroem uma estrada e obrigam seus filhos a seguirem por ela, sem se perguntar se é esse o caminho que o filho realmente quer seguir. "Lembra do meu filhão mais velho? Tá se formando em Medicina." O mérito dos filhos muitas vezes também é o mérito dos pais, assim como suas derrotas também. "Sabe a filha do vizinho? É uma putinha a menina. Já tá gravida, com 14 anos!". Como se pai e filho formasse uma só pessoa.

O único amor existente é o amor a si mesmo. Ninguém, por mais altruísta que seja, faz algo sem almejar o próprio bem. O padeiro não faz pão porque ele tem pena do seu estômago, mas porque ele precisa de dinheiro para saciar o próprio. Sua(seu) namorada(o) não te ama porque você é feliz com ela, mas porque você a faz feliz. Seus amigos não te amam porque você se sente bem convivendo com eles, mas porque eles se sentem bem tendo sua amizade.

O egoísmo faz parte da natureza humana e você não é diferente de tudo isso.

Rodrigo Serrano
Enviado por Rodrigo Serrano em 24/08/2006
Reeditado em 24/08/2006
Código do texto: T223922