Uma xícara de chá de sumiço

A receita é simples, mas cansa. Você tem que ter em casa alguns ingredientes básicos, que fazem parte da vida de quase qualquer mulher pé-de-boi de minha geração: ingredientes crus para a execução de um jantar, uma pia cheia de louças sujas, um jardim cheio de mato, filhos para levar de um lado para outro (e trazer do outro para o um), e muitas lições de casa incompreensíveis. A estes ingredientes, some outros igualmente importantes: cachorro para ser cuidado, carro para ser consertado, banco para ser visitado, alguém para ser paparicado.

Mexa bem.

Depois disso, pegue todos os trabalhos que conseguir pegar, sem dizer “não” a um sequer. Atente que não pode ser por dinheiro, pois é fato notório que ninguém fica rico trabalhando como um burro de carga; o trabalho é um vício bom, traz satisfação, meios de sobrevivência (poder comprar aquele livro já está de bom tamanho), mas, sinceramente, em demasia é só para aqueles com um parafuso a menos. Está escrito no rótulo em letras miúdas, leia lá.

Assim que você achar que já está com a xícara cheia, junte sobre tudo uma dissertação de mestrado ainda verde, porém com o prazo de validade perigosamente perto. Quando tudo estiver quase transbordando, jogue finalmente a água quente. A tradição manda ler a borra que se forma no pires, e aí é que você deve prestar atenção aos detalhes – não deixe nenhuma informação de lado!

Aparecerá a figura de seus amigos, com cara de poucos idem, a cobrar o chope sempre adiado. Sua mãe poderá ser vista lá, reclamando sua presença mais constante - mas sempre disposta a fazer algo para seu almoço. Aquela manchinha bem pequena, quase imperceptível ali no centro do pires, é o lazer esquecido. Mas a física explica a densidade absurda dessa pequena partícula: sua massa equivale a todos as redes com por do sol, filmes, peças, livros, textos escritos ou lidos, caminhadas, pedaladas, montanhas e praias adiadas em nome de... em nome de que mesmo?

Licença, gente, vou dar um golinho mas juro que volto em breve - e com uma cerveja gelada.