...QUANDO ERA CRIANÇA, COSTUMAVA TER MEDO...

Quando era criança costumava ter medo do escuro, aí pedia para deixar as luzes acesas até dormir. Eu me assustava com a figura da Diretora na escola também, estar frente a ela era sinal de que havia me metido em confusão. Havia os encrenqueiros do bairro onde morava, que se divertiam rasgando meus cadernos e distribuindo socos em meus braços quando não tinha comida ou doces para "repartir". O cachorro do vizinho, um doberman, apavorava a todos quando escapava pelo portão que estava 'acidentalmente' aberto, as marcas na perna esquerda me recordam que o medo naquele caso era algo que deveria ter levado mais a sério, medo esse que era compartilhado por todos que viviam por ali. Eu tinha medo também das greves que aconteciam naquelas épocas e tinha pavor de quando a polícia chegava numa situação dessas. Por falar em polícia, quando eles eram avistados, acabava o futebol na rua e as brincadeiras de pega ladrão, todos se retiravam para suas respectivas casas. Eu tinha medo de olhar embaixo da cama devido a ter assistido um filme inadequado. Eu tinha medo das freiras que usavam aquele chapéu estranho, dava uma impressão de anormalidade que de certa forma ainda me dão a mesma sensação de 'pessoas estranhas'. Naquela época eu tinha muito medo de me tornar um adulto igual aos que frequentavam o ambiente sociável que me encontrava e até mesmo os dos programas de televisão que assistia. De certa forma, acho que esse medo dura até os dias de hoje...