Der Spiegel - O Espelho

Já li muitas histórias sobre heróis que viveram longe e há muito tempo atrás

Li poemas perfeitos que chegaram a me dar inveja

Li livros que queria ter escrito, conheci histórias que queria ter vivido e autores que queria como melhores amigos.

Por isso escrevi tantas histórias, estrofes e frases soltas para tentar me equiparar a eles.

E não por excesso de humildade digo que nunca conseguirei desenrolar tramas com a maestria de grandes e médios escritores.

Este, no entanto, é o fragmento de um texto sobre mim mesmo.

Você, que me conhece, talvez não me reconheça nele.

Quem não me conhece, também não me conhecerá por estas linhas.

Der Spiegel - O Espelho

Curiosamente, este poderia ter sido o nome do livro de um grande pensador, F. Nietzsche

Ele acabou trocando o título acima por Ecce Hommo, eis o homem.

Uma maravilhosa autobiografia e um resumo incrível de suas obras que ainda nem sequer tinham sido escritas.

Longe de comparar-me a ele e fazendo apenas uma observação e que escreverei um pouco (muito pouco, aliás) de mim.

Pra começar, sei muito bem ouvir conselhos, mas quase nunca sou capaz de segui-los.

Pode parecer egoísmo, mas antes mesmo de pedir uma opinião para alguém, já formei a minha própria e prefiro ministrar minha vida do jeito que melhor me parecer.

Tolo?

Tolo seria ouvir os outros e depois jogar sobre eles a culpa dos sonhos que eu não consegui realizar.

Ou pior, ouvir e seguir conselhos 'amigos' e depois ouvir que se não fosse o conselho que eu ouvi, não teria chegado a lugar nenhum

As favas com isso.

O ser humano é demasiado prepotente e não deixa passar uma oportunidade sequer de se vangloriar por conquistas que não são suas.

'“Quem humilha a si mesmo, quer ser exaltado”, disse também o escritor, que queria ter conhecido pessoalmente, Wilhelm Nietzsche.

E não precisa conhecer o ser humano muito afundo para saber que ele sempre teve razão.

Talvez minha percepção de mundo mude um dia.

Hoje é o que sou, e esse é apenas um pedaço do espelho

Do meu espelho

Rafael Estevan
Enviado por Rafael Estevan em 11/05/2010
Reeditado em 11/05/2010
Código do texto: T2249641
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.