(Ins)piração

Ontem ao ver um poeta de rua a vender suas poesias me perguntava "Como ele se inspira?" Como eu me inspiro?. Alguém defina inspirar. O Aurélio me disse que isso era entrar ar nos pulmões ou mesmo, sugerir uma boa ou má ação e ou ainda que é o nascer de um sentimento ou pensamento no espírito, talvez simplesmente servir-se de suas idéias.

Como você se inspira? Já se perguntou?

Pois eu fui ao poeta de rua e perguntei: "- No meio desse corre, corre. Nessa loucura da cidade, me conta seu segredo. O que te inspira de verdade?” “Ele olhou como quem não quer nada e respondeu”. “- Pão de queijo". Eu com cara de abismada replico "- Pão de queijo te inspira?". Ele relata "- Um pão de queijo só não, mas com café com leite quente e uma moça bonita assim do lado da gente, isso inspira qualquer letra a sair da mente". Eu ri, e saí pensando o que inspira essa gente.

Brasileiro tem fama de criativo pelo jeitinho que dá em tudo. Um bando de mentes férteis turbilhantes a todo instante fervilhando idéias muitas vezes brilhantes. Os repentistas, trovadores, poetas de ruas, desconhecidos escritores, compositores, letristas apaixonados, redatores, autores de teatro.

Viva a inspiração, de qualquer forma ou ação de inspirar. Pirar.

Mesmo que às vezes pareça pirar a inspiração é uma forma de passo ao abismo de idéias que a ação de escrever dá. Nesse salto o resultado a tudo pode nos levar. É uma aventura de escrever, pelo prazer de deixar o grilo das idéias pular e revelar o que a mente transparece na alma. Um algo que nem entendemos, mas é uma impressão em marca d'água do mais próximo do essencial do nosso ser, que nos permitimos descrever.

Alias
Enviado por Alias em 12/05/2010
Código do texto: T2251857
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.